quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Vergonha

Que vergonha da Seleção!
Não vergonha do meu país, isso jamais! Vergonha do futebol do meu país, dito por muitos como o país do futebol.

Tenho pra mim que não é mais o país do futebol. Já foi. Não é mais.
Era o país do futebol, quando Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando Peçanha, Nílton Santos, Zito, Didi, Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo buscaram a nossa primeira Copa do Mundo.
Era ainda o país do futebol quando Félix, Carlos Alberto, Brito, Piazza, Everaldo, Clodoaldo, Gérson, Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivelino fizeram o país esquecer a repressão da ditadura e confirmaram a superioridade do Brasil, pelo menos no futebol.

Mas o país do futebol não vive só de Glórias.
E menos nesses momentos ruins, o Brasil do futebol se mostra forte. Quem, fã de futebol de certa idade, não lembra da Seleção de 1982 e 1986, montadas por Telê Santana? Jogavam um futebol mágico (Zico, Falcão e Sócrates!!!) e perderam. São amados.

No meu tempo de boas seleções, a gente sofria o jogo inteiro, mas em 2 lances, aparecia alguém e nos tirava dessa angústia. Que saudade do Romário! Que saudade do Ronaldo!

Tenho saudade do tempo em que Seleção se escrevia com S maiúsculo. Na Copa eram 31 seleções e A Seleção.
Tenho saudade do tempo em que jogando em casa, não tinha tempo ruim.
Tenho saudade dos gols e dos dribles, em todos os jogos, e não só quando lhes convém.
Tenho saudade do tempo que servir a Seleção era objetivo, orgulho... e não obrigação.
Saudade do tempo que entre assistir um jogo da Seleção e do seu time, a Seleção ficava anos luz à frente.

Rapá’... Que saudade do Romário... Que saudade do Ronaldo...

0 comentário(s):