sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Triple Triad: jogo de cartas estatégico de Final Fantasy

É sexta-feira e eu trago aqui mais um jogo on-line pro fim de semana, e dessa vez nada de flash games. Quem já jogou Final Fantasy 8 ou 9 deve ter aprendido (ou não) a jogar Triple Triad. É um jogo de cartas bem simples, mas muito divertido e inteligente e o jogo da semana é um website que emula esse jogo e você compete com outras pessoas online. É um site leve e bem simples, mas não se deixe levar pela aparência. Pra começar, o site é esse: www.ttadvance.ca.

  1. Para jogar, se cadastre no site e espere, já que normalmente demora de 12 a 24 horas para liberarem a sua conta (não me pergunte o porquê).
  2. Depois que sua conta for ativada e tudo o mais, entre no jogo (óbvio) e clique em My Account e, em seguida, entre em New Starter Deck. Crie um novo deck (baralho) de cartas. Se não gostar, crie outro (o antigo deck some, seu esperto). Não espere encontrar um baralho recheado de cartas fantásticas: as melhores cartinhas que você vai ganhar vão ser algumas level 4.
  3. Com o novo baralho criado, entre em Create Hand. Encontr suas melhores cartas (procure pelas de level 4) e escolha 5 delas. Não escolha de maneira aleatória, selecione as melhores de maneira a ter uma boa estratégia (dica: uma carta fraca também pode ser útil, servindo de isca). Salve a hand e pronto.
  4. Agora vá para a seção Tutorial e aprenda as regras do jogo. Lá tem um monte de imagens e umas animações bacanas que ajudam a explicar. Mas como a gente aqui na EL é bem legal, aí vai um resumo das mais básicas:
    • Você e seu oponente jogam com 5 cartas em um tabuleiro de 3x3 (jogo-da-velha, jãozinho). Cada carta tem um valor para cada um dos lados dela, representado pelos númerozinhos no canto superior. Ao colocar uma carta ao lado de uma carta do seu adversário os valores das laterais das cartas que ficaram encostados são checados. Se o valor da sua carta for igual ou menor que a dele, nada acontece, mas se for maior você ganha a carta dele. Oh, yeah!
    • Same: Ao colocar sua carta encostando em duas cartas os valores são checados. Caso sua carta empate com as duas outras cartas você faz um same e leva as cartas do adversário que estavam envolvidas no same (dica: não precisa ser só cartas dele pra fazer essa jogada).
    • Plus: Ao jogar uma carta encostando em duas cartas os valores que deveriam "brigar" são somados e se as somas forem iguais, você faz um plus e leva as cartas do adversário que estavam envolvidas.
    • Samewall: Por via de regra, as paredes do tabuleiro tem um valor igual a 10. A mecânica é igual no same, mas combina-se o valor da carta com a carta adversária e com a parede (usando o valor do lado que encosta na parede, obviamente). Se o valores derem empate nos dois "combates" (isto é, acontecer um same) então você leva a carta adversária. Claro que, para sua carta ter um valor igual à parede ela deve ter algum 10 (representado pela letra "A") e esse tipo de carta só vai aparecer mais pra frente.
    • Pluswall: A mesma coisa que o plus, mas soma o valor com o valor da parede (10). Se as duas somas forem iguais, então você leva a carta adversária. Como a parede tem um valor alto, essa é uma boa manobra para usar contra cartas mais fortes.
    • Quando você executa uma dessas manobras (same, plus, same wall e pluwall) as cartas adversárias que forem viradas (e se tornarem suas) também atacam automaticamente as cartas do oponente encostadas nela. Isso leva o nome de combo é pode fazer o jogo virar de maneira espetacular.
    • Alguns tabuleiros possuem casas elementais. Caso você jogue uma carta nessa casa, todos os valores das suas cartas passam a valer um ponto a menos (-1). Essa redução só acontece em um confronto direto, no caso de manobras especiais, o valor da carta não se altera. Mas, se você tiver uma carta com um atributo elemental igual o elemento da casa onde você a colocou, ela ganha um bônus de +1.
    •  
  1. Você também pode montar clãs com seus amigos (e participar de guerras entre clãs), ir ao cardshop para comprar decks fechados com cartas sortidas, ir ao card palace para comprar cartas usadas, tentar a sorte na seção lottery, completar quests (através de um RPG estilo "livro de aventuras") e participar de torneios, além de fóruns, chats e esse tipo de coisa mais comum.
  2. Durante a partida, preste atenção no tempo. Você tem que atualizar a página para ver a jogada do adversário.
  3. Se o jogo for open você poderá ver as cartas na mão do adversário e ele poderá ver as suas, mas caso seja closed as cartas na mão do adversário ficam escondidas.
  4. Se o jogo for do tipo trade (escrito de vermelho) o vencedor escolhe uma carta do adversário para si.
  5. Fique esperto com sua conta: se você ficar 3 meses sem jogar a sua conta pode ser deletada e seu deck vai por água à baixo.
O básico do TTA é isso, mas tem muita coisa pra explorar, aprender e o jogo de cartas em si é genial (mais uma vez, ponto para a Square-Enix). O jogo vale a visita e quem quiser saber mais é só procurar alguma das comunidades existentes no Orkut. Exitem outras vesões de Triple Triad concorrentes, a maioria com softwares, ao invés de sites, mas o TTA é indiscutivelmente o melhor de todos, então aproveitem!

1 comentário(s):

Anônimo disse...

Por que nao:)