quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Viagem no tempo

Bem vindo, aventureiros do canto mais divertido do espaço-tempo. O tema dessa quinzena na Iniciativa 3D&T é "viagens" e eu nem pensei duas vezes em falar sobre viagens no tempo. Aí se encontra alguns dos maiores desejos da humanidade, como desvendar o passado, descobrir o futuro e, provavelmente o maior de todos, a possibilidade de alterar história, seja a sua própria ou a de toda a humanidade. Vamos esmiuçar o tema, dando ideias para mestres contruirem aventuras dentro desse tema rico e complexo.
Esse lance de viagens no tempo pode gerar histórias incríveis e já foi explorado em todas as mídias. Vou dar alguns exemplos para quem quiser buscar inspiração. Não vou ar muitos exemplos, apenas uns dois mais expressivos e famosos de cada tipo (se não eu ia passar o post só fazendo listas).

Livros: A Máquina do Tempo, de H. G. Wells, foi quem, segundo consta, começou toda a brincadeira sobre viagens no tempo. Outro que merece ser citado é Stephen Hawking, que escreveu alguns livros de ciência bruta para amadores (como você e eu) e que abordam essa temática, como Uma Breve História do Tempo e O Universo numa Casca de Noz.
Filmes: Não posso deixar de citar aqui o clássico dos clássicos, a maior criação de Hollywood; a triologia De Volta para o Futuro. Obrigatório para quem quiser brincar com o tema. Outros filmes clássicos que mexem com isso são O Exterminador do Futuro, Efeito Borboleta e Os Doze Macacos.
Séries: Doctor Who existe desde 1963 e até hoje (com excessão de um curto período de tempo) conta as histórias de um aventureiro que desbrava o espaço-tempo. Outras séries que também mexem com isso de maneira interessante são Lost e Heroes.
Jogos: Os maiores expoentes nessa categoria, há anos-luz de distância de outros concorrentes são Chrono Trigger e Chrono Cross, também indispensáveis para quem quiser usar o tema de viagens no tempo em sua aventura.
Quadrinhos: Essa temática é explorada eventualmente em gibis de muitas editoras, principalmente na Marvel e na DC. Aqueles que exploram isso de maneira mais interessante (para mim) são os X-Men e viagens no tempo possibilitaram o surgimento de grandes personagens, como Bishop e Cable, o messias que é levado para o futuro, cumpre sua tarefa e depois volta para cumprí-la no presente. Também é uma viagem no tempo que muda o rumo da história e nos brinda com a excelente saga de um universo paralelo, conhecida como A Era do Apocalipse.

Viagens no tempo
Vamos começar discutindo teorias sobre viagens no tempo, para todo mundo entender as possibilidades. Primeiro, que fique claro que eu não sou cientista e esse artigo não tenta ser científico. Estarei explorando o tema de maneira totalmente amadora, ora buscando refúgio em conceitos científicos, ora na ficção e ora em ideias minhas mesmo.


(é um relógio astronômico, mas você pode fazer de conta que é uma máquina do tempo)

Como isso funciona?
Alguns teóricos dizem que viagens no tempo só podem acontecer rumo ao futuro, sem possibilidade de volta. Outros, dizem que deve-se contruir um túnel temporal e só seria possível viajar no tempo dentro do período em que aquele túnel existir. Exemplo: se contruir um túnel em 2050 e ele ficar ativo até 2090 (aposto que ia gastar muita energia), seria possível fazer um intercâmbio entre todos os períodos de tempo entre esses anos, mas nunca antes de 2050 ou depois de 2090. Já outros teóricos brincam com a ideia de que o tempo, assim como o espaço, é livre para ser explorado e a gente só precisa descobrir como.

Quem vai?
Normalmente a gente trabalha com a ideia de que qualquer um pode viajar no tempo, sem restrição. Talvez haja um limite máximo por viagem, como em Chrono Trigger, onde apenas três pessoas podem viajar de cada vez. Outra ideia é de que, sempre que algo vai, outra coisa, de igual massa atômica total (ou energia, ou só peso mesmo), vem em sentido contrário. Então, se um grupo de aventureiros viaja rumo ao passado, um grupo de aleões e algumas outras coisas vêm para o presente, assim a energia e quantidade de elementos em cada período do tempo é sempre a mesma. Uma terceira hipótese é a de que não é possível viajar materialmente no tempo, sendo possível apenas ler o caminho de cada átomo no tempo (talvez só no passado, ou no passado e no futuro). Assim, poderiam-se construir telas ou mesmo câmaras de holografia exibindo momentos do tempo escolhidos pelo navegante, ou então em outra variação, o viajante do tempo viajaria mesmo, mas de uma forma astral, meio que fantasmagórica, apenas como espectador. Essa hipótese, obviamente, permite apenas que o viajante assista o tempo, mas não pode interferir nele (ou será que poderia?).

Linhas temporais e multiverso
Vamos explorar agora as teorias a cerca das linhas de tempo e como isso funciona.
  •  Multiversos naturais: Não existe um único universo, mas uma infinidade deles, cada uma representando uma escolha diferente, mesmo a menor delas. Cada um representa uma hipótese e sempre que os heróis viajam no tempo e mudam algo, eles acabam acessando outro universo do multiverso e deixam o seu para trás. Essencialmente, será a mesma coisa (a menos que tenha sido uma mudança drástica). Nada de dizer "esse universo não é minha casa". É sim. Esse contexto também possibilita viagens entre universos (alguns semelhantes, outros totalmente diferentes).
  • Multiversos artificiais: Primariamente só existie um único universo, mas a cada viagem no tempo cria uma alteração e um novo universo é gerado. Ou seja, o número de universos existentes é igual ao número de viagens no tempo já realizadas. A diferença dessa hipótese e da hipótese seguinte é que ela permite viajar entre os universos (quem jogou Chrono Cross sabe do que eu estou falando).
  • Linha temporal singular: Só existe um único universo. Caso alguém viaje no tempo e mude o curso da história, a história antiga já era. Não existe em nenhum multiverso alternativo ou em um backup espaço-temporal. Esse modo de trabalhar faz com que cada ação tenha milhares de implicações. Um bom exemplo disso é o filme Efeito Borboleta ou então os detalhes que só os mais aficcionados percebem em De Volta para o Futuro.
  • Linha temporal inalterável com margem: Só existe uma única linha temporal e nada que você faça pode mudar o seu curso. O que aconteceu vai acontecer de qualquer jeito, mas talvez aja uma margem de ação, como na Máquina do Tempo, onde a esposa do protagonista morre e ele volta para salvá-la, mas mesmo assim ele sempre morre por uma outra causa qualquer. Mais um exemplo seria em O Exterminador do Futuro, onde o evento conhecido como O Dia do Julgamento sempre acontece, uma hora ou outra, de uma maneira ou de outra, por mais que façam alterações no tempo.
  • Linha temporal inalterável sem margem: Essa é uma variação da hipótese anterior. O que vai acontecer vai acontecer de qualquer maneira e os viajantes no tempo não podem fazer nada. Suas ações, tentando mudar o rumo das coisas, sempre existiram. É meio complicado entender, mas depois que pega o raciocínio, a coisa flúi. Olhe o filme Dejavú (darei um spoil agora), o personagem de Denzel Washington olha a cena de um crime e nota vários detalhes. No decorrer do filme, ele consegue viajar no tempo, vai até a cena do crime tentando impedí-lo, mas tudo acontece da mesma maneira que antes. Os detalhes que ele havia notado foram feitos por ele. Ou seja, não existiu um tempo, ou uma linha temporal, onde ele não viajou no tempo. Esse conceito segue muito a linha do determinismo, onde ele age superior a quaiquer tentativas de alterá-lo e essas tentativas são os próprios efeitos causadores.
Alterações e paradoxos
Vamos discutir agora os efeitos das ações dos viajantes do tempo e as consequências que algumas alterações mais ousadas podem ter. Dentro disso, também vamos explorar um pouco os paradoxos temporais. O mais clássico de todos os paradoxos sobre viagens no tempo é aquele que pergunta o que aconteceria se um homem viajasse para o passado e matasse a própria mãe (matricídio, que absurdo) antes dele mesmo nascer. O que você acha que aconteceria? Vamos brincar com algumas hipóteses.
  • Tilt: Se um paradoxo de tal magnitude acontecesse, o universo entraria em colapso. Talvez ele explodisse, talvez simplesmente deixaria de existir, talvez recomeçasse do zero.
  • Linha inalterável: Dentro da ideia de linhas temporais inalteráveis discutidas anteriormente, um paradoxo nunca aconteceria. O matricida voltaria no tempo, atiraria na própria mãe, ela sobreviveria e ele nasceria, além de que isso explica porque ela sempre teve aquela cicatriz. Mesmo que ele tente algo mais, ele não conseguirá. Ele será detido ou parado de alguma forma. Talvez, no final, ele se lembre de uma história que seus pais contaram, de um homicida louco que tentou matá-la e acabou sendo morto por seu pai. E ele acaba descobrindo que ele é essa pessoa. Mais um belo exemplo dessa teoria é o filme Os Doze Macacos.
  • Eliminação de paradoxos: Uma mudança brusca poderia acontecer e o universo seguiria normalmente o rumo, mas o efeito paradoxal seria eliminado. Se o rapaz mata a mãe e ela efetivamente morre, o rapaz simplesmente desaparece. Ele deixa de existir, mas sua alteração temporal continua. Em De Volta para o Futuro, Marty McFly muda o tempo sem querer, impedindo que sua mãe se apaixone por seu pai. Ele observa uma foto com os irmãos e vê que eles começam a sumir. Ele, por ser o caçula, sabe que será o último a desaparecer, mas que deve fazer algo para impedir, então passa o filme fazendo que seus pais se apaixonem. No final ele consegue (você não sabia?) e o curso do tempo continua. Ele observa a foto e vê que ele e seus irmãos estão todos lá. E se ele não conseguisse? Bem, ele sumiria e seus pais seguiriam o caminho deles separadamente. Outro efeito dessa eliminação de paradoxos seria uma reprogramação da mente do viajante do tempo, como o personagem de Efeito Borboleta, que sempre que viaja no tempo, ganha as lembranças daquela nova linha temporal que ele gerou. Detalhes também apareceriam: se ele viajou no tempo e cortou a mão de ele mesmo quando era criança, então imediatamente uma cicatriz apareceria em sua mão. Na vertente anterior, essa cicatriz sempre esteve ali, mas não nessa. A cicatriz não estava e agora aparece.
  • Órfão temporal: Eu não uso essa expressão apenas para o caso do cara que mata a mãe, mas para qualquer um que faça uma mudança brusca no tempo onde ele deixe de existir. O cara que mata a mãe, continuaria vivo. Caso viajasse para o futuro, não teria mais um lar, pois seu lar nunca existiu. Caso De Volta para o Futuro seguisse essa vertente, Marty não desapareceria, mas continuaria existindo. A diferença é que, se voltasse para o futuro, não encontraria seus pais juntos, não teria irmãos, namorada e ninguém o reconheceria, porque ele nunca existiu.
Como viajar
Aqui as alternativas são poucas. Ou se viajaria com um meio tecnológico ou dentro de explicações científicas, ou com magia, de uma forma mística ou sobrenatural. Talvez a própria magia siga preceitos científicos ou seja usada juntamente com a tecnologia (lembram da tecnomagia?).
Talvez a máquina do tempo vá junto com o viajante, como o De Lorean do Dr. Brown em De Volta para o Futuro, ou talvez ela apenas atire os viajantes tempo a baixo (ou a cima) e ela permaneça no presente, como acontece com a máquina criada por Lucca em Chrono Trigger.
Chrono Trigger trabalha a ideia de que existem buracos temporais por aí e os aventureiros apenas precisam de um meio para utilizá-los. A princípio eles utilizam a máquina de teletransporte, mas depois conseguem uma "chave" que pode abrir e manipular esses túneis. Mais para o fim eles conseguem um veículo que viaja com eles pelo tempo. No jogo, ainda existem aqueles que viajam no tempo por utilizarem magia forte demais e brincarem com entidades muito poderosas magicamente.
Alguns jogos de RPG trazem a ideia de magos do tempo, capazes de manipular o tempo, sendo que, teóricamente, seu poder máximo seria a própria viagem no tempo. 

Grupos de aventureiros
Um grupo formado por viajantes do tempo pode ser formado de duas maneiras básicas: ou todos são de uma única época, denominada de "presente" por eles, ou então cada um é de um canto do tempo. Mais uma vez utilizando Chrono Trigger como exemplo, lá temos três personagens do "presente", um herói e um vilão de um passado medieval, uma garota-das-cavernas e um robô do futuro.

Brincando com o tempo
O bacana de viajar no tempo e brincar com as possibilidades. Ir para um futuro ou passado próximo pode ser muito interessante, já que o herói pode se encontrar com ele mesmo ou com seus descentendes/ascendentes. Ir para épocas mais distantes também é interessante, mas o mais legal é que os efeitos feitos no passado ou as informações obtidas no futuro tragam mudanças ao presente dos jogadores. Se viajar no tempo não tiver nenhuma consequência, nenhum efeito, então não será diferente conhecer um novo país ou uma terra distânte.

Algumas ideias
A princípio, como causa para a viagem, eu pensei em três alternativas: os heróis podem viajar no tempo sem querer e tentar descobrir uma forma de voltar e tentar não causar nenhuma mudança indesejada; podem ir por querer apenas para explorar; ou podem ir com uma missão específica, como mudar um acontecimento, ou quem sabe matar um dragão quando ele ainda fosse uma lagartixa.
Talvez os heróis possam viajar para o futuro e descubram que eles tiveram um fim horrível, ou se tornaram vilões, ou simplesmente ninguém sabe o que aconteceu com eles. Talvez eles tenham descendentes que sigam seus passos, ou então apenas um tenha descendentes. Ir para o passado também pode ser interessante. Talvez aquele heróico cavaleiro que os inspirou não tenha tinha um início tão honrado como ele dizia, ou então o temível vilão tenha sido, no incío, uma pessoa com bons propósitos.
Sobre o futuro distante, o que acontecerá a longo prazo? E o que farão os heróis, em posse das informações obtidas lá? Deixaram tudo dentro dos trilhos? Usaram conhecimento do futuro para se beneficiarem no presente ou usariam pelo bem comum? Transformariam o passado gerando um novo furuto, ou agiriam como preservadores da linha temporal? E se eles resolverem trazer algo de lá, como dinheiro, ou um livrinho com a lista de todos os vencedores de jogos do século? E no passado? O princípio dos tempos, os grandes momentos históricos, a fonte dos mitos e a verdade sobre o que realmente aconteceu. Os heróis alterariam o passado? Ou tomariam posse da verdade e a propagariam no presente? Ou eles simplesmente investiriam dinheiro no primeiro banco do mundo e iriam para o futuro colher seus rendimentos?
Outro questionamento é quanto aos vilões: eles também podem viajar pelo tempo? Se sim, qual o interesse deles nisso? E o que os heróis farão, lutarão pra preservar a linha temporal como sempre foi, ou a alterariam para melhor?

Mas e o 3D&T?
Bem, no fim eu não trouxe nenhuma regra nova, nenhum kit e nenhum item. Acho que é desnecessário. Não existe nenhum parâmetro para contruir máquinas do tempo e seu valor em Pontos de Experiência é incalculável.
Magias de viagem no tempo também são relativas. Quanto deveriam custar em Pontos de Magia? Provavelmente muito, mas quanto? Ou será que nem tanto assim, tornando a viagem no tempo algo mais comum e rotineiro? Uma ideia de magia é usar uma mistura das magias Teleportação Planar e Buraco Negro. Da primeira, essa magia herdaria as regras de transporte, objetividade de destino (ou eles vão viajar sem saber para onde?) e multidisciplinaridade (ela funcionaria com qualquer escola mágia, ou será que só por quem conhecesse todas?). Da segunda, ela herdaria a caoticidade (possiblidade de erro e o próprio terror da coisa), funcionamento (a mecânica da magia, como acontece e tal) e o custo em PMs.
Também não fiz kits porque a ideia é que os heróis tenham kits normais. Mas eu pensei em dois kits que poderiam existir. Um seria o de um mago temporal, manipulando o tempo e o usando a seu favor (alguém aí pensou em Final Fantasy?). Outro kit seria o de um explorador temporal, mas eu nem sei que técnicas e talentos ele teria para esse fim. Conhecimentos em história, antropologia e ciências gerais? Saber manipular buracos no tempo e criar mecanismos para viagens? Não sei, em cada caso um aspecto seria interessante.

E assim eu termino esse artigo. Espero ter dado ideias e inspirações para mestres construirem campanhas em cima disso. Viagens no tempo com certeza são um recurso rico, onde cada pequeno gancho pode se desdobrar em uma grande sacada. E, claro, não se esqueça de anotar cada ato dos pelos heróis e mostre as alterações que eles causaram, seja para melhor ou para pior.
Visitem também nossos parceiros de Iniciativa 3D&T e vejam outos aspectos que eles trabalharam dentro do tema "viagens". Se alguém ainda não tiver postado, aguarde pacientemente ou vá para o futuro ler todos os artigos já finalizados. Você escolhe quando e eu apenas mostro quem:
Você também pode clicar aqui para visitar a página com todos os artigos publicados no passado pela Iniciativa. Divirta-se!

0 comentário(s):