quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Pescaria no 3D&T

A pesca, além de ser uma ótima maneira de relaxar e ganhar algumas picadas de insetos, é uma das formas de obtensão de alimento mais antigas do homem. Eu já vi alguns sistemas de pesca bem legais em jogos, mas nunca vi algo interessante ou ao menos útil no RPG. Não que não tenha, só que, se existe, está muito bem guardado.
Bem, eu criei um sistema de pesca aqui. Não sei se tá muito enrolado ou tá bacana. O mestre pode tirar alguma parte que julgar cansativa ou chata, sem problema. E vamos à pescaria!


Pescando
Para pescar, não existe nenhum pré-requisito obrigatório. Basta ter algo para ser usado de vara (ou nem isso), uma linha/corda/barbante/fio, um anzol, que pode ser desde um anzol de verdade até um prego torto, e uma isca.
Sempre que um personagem for pescar, o mestre deve jogar um dado: tirando de 1 a 3, algo fisgou a isca; tirando de 4 a 6, nada fisgou. Um personagem pode tentar pescar de novo depois de 30 minutos.
Caso algo fisgue a isca, o mini-game começa. O jogador e o peixe tiram a FA (F+H+1d), com a diferença que, nesse caso, um acerto crítico dobra a Habilidade. Quem tiver a maior, ganha uma vantagem. Os dois tiram a FA outra vez. Se o quem ganhou antes ganhar de novo, fica com duas vantagens, mas se o outro ganhar, ambos ficam sem vantagem nenhuma.
As batalhas por vantagem podem acontecer infinitamente. A qualquer momento, tanto o jogador quanto o peixe podem fazer um teste de Força; o jogador para tirar o peixe fora d'água e o peixe para fugir com a isca. O jogador recebe um bônus igual ao número de vantagens que possuir, ou um redutor igual ao número de vantagens que o peixe possuir. O mesmo vale para o peixe. Se o jogador falhar no teste, o peixe foge (o mestre pode dar uma chance extra ao jogador), agora, se o peixe falhar, ele simplesmente continua brigando pela vantagem.
Peixes muito fortes (com Força igual ou maior que a do personagem) podem arrastar o jogador para dentro da água ou quebram a vara dele (o mestre pode deixar o jogador escolher).
O jogador nunca sabe que peixe está tentando pegar. Caso o peixe seja de um tipo perigoso, ele pode tentar puxar o jogador para a água para tentar comê-lo, Nesse caso rola uma luta normal e o jogador tem H -1 por lutar dentro d'água (a menos que tenha a especialização Natação ou a vantagem única Anfíbio), além de quê ele provavelmente estará sem suas armas e escudos.

Especialização
Ter a especialização Pesca, presente nas perícias Esporte e Sobrevivência, concede ao jogador um bônus de +1 na Habilidade. Além disso, o jogador tem duas chances extras (ao invés de só uma) caso perca no teste de Força.
O jogador com a especialização também gasta metade dos PMs para usar iscas melhores.

Varas
Um personagem pode usar qualquer coisa como vara de pesca: galhos, cabo de vassoura, espada, pedaço de bambu, ou até mesmo pescar sem vara, só com a linha. Mas talvez o personagem queira gastar um pouco mais e comprar uma varinha realmente boa, feita por quem entende do assunto.
Uma vara profissional (já com linha e anzol) custa 2 PEs e rende F+1 ao jogador. Uma vara profissional não precisa ser uma vara de fibra com molinete, anzol e chumbada. Ela pode ser uma vara de bambu mesmo, mas foi feita por quem entende do assunto e por isso dá o bônus.

Iscas
O jogador pode comprar iscas ou cavar a terra atrás de minhocas. Isso faz parte do roleplay, mas caso o jogador queira conseguir uma isca melhor, ele deve gastar PMs, representados como esforço atrás de lojas com iscas melhores ou tempo revirando a terra.
Gastando 2 PMs ele consegue uma isca levemente melhor. Assim ele pode conseguir um peixe tirando de 1 a 4 no dado. Gastando 4 PMs ele acha uma isca bem melhor que as outras e consegue atrair um peixe tirando de 1 a 5 no dado.

Peixes
Aqui tem alguns exemplos de peixes, mas o mestre pode criar os peixes que quiser. Um peixe pode ser comido e ajudar a recuperar PVs ou PMs, mas apenas logo depois de ser pescado. Um jogador com a especialização Culinária (de Artes) ou com a perícia Sobrevivência pode fazer um teste de Habilidade para prepará-lo a fim de ser consumido mais tarde, inclusive durante uma batalha (em porções de, no máximo, 4 PVs).

Lambari: F0, H2. Cura 2 PVs.
Arenque: F1, H2. Cura 2 PMs.
Dourado: F2, H3. Cura 4 PVs.
Pintado: F3, H3. Cura 4 PMs.
Espadarte: F4, H4, A2, R2. Cura 8 PVs.
Tubarão: F6, H4, A3, R3. Cura 12 PVs.

Boa pescaria!

4 comentário(s):

zoreba disse...

Bem,eu vim parar no blog aleatoriamente (aleatoriamente MESMO, procurando no google Mancada suprema de asura!) mas enfim.
Gostei do sistema de pesca, é impressão minha ou ele é baseado em um Legend of Zelda bem velhão?
Lembro disso de ganhar vantagem,do peixe ameaçar fugir, e etc.

Ásbel disse...

Valeu, Zoreba
Na verdade eu me baseei no sistema de pesca do Breath of Fire, que é bem por aí também.
E na parte de lutar contra os peixes eu me baseei em... pokémon! haha
Não sabia de sistema de pesca em Zelda. Só joguei o Link in the Past, então nem sabia disso...

Ps: é por isso que eu amo o Google!

zoreba disse...

Que estranho,tenho certeza que nunca joguei o BoF (ta,vai,me apedreja :( )
Mas ainda me lembro de um sistema de pesca desses,aiai to ficando velho ,os 19 anos tão começando a pesar AUHEU
Mas mesmo tendo parado de jogar 3D&T (como assim eu não posso mais rodar 5d6 ,cada a graça?) o blog é bem interessante!

Ásbel disse...

Ah, fica a dica então. Breath of Fire chuta bundas! =D
E, se gostou, volte mais vezes! E a gente não posta só sobre RPG, tem coisa pra todos os gostos! [jabá]

hahahaha.. se tá achando que os 19 estão pesando, espera só pra ver o que os 20-e-lá-vai-número te aguardam! haha ^^