segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Como a Elf's Lair começou

Hoje, 26 de outubro de 2009, é uma data histórica para a internet, e por um triste motivo. Hoje é o dia oficial do fechamento do Geocities, o espaço de armazenamento de sites e arquivos do Yahoo. Uma grande parte da velharia história da internet estava lá. E pra Elf's Lair esse é um momento particular de tristeza e nostalgia: a gente começou lá.
O sonho de fazer um site surgiu em 2002, mas só foi sair em 09 de junho de 2003. Pois é, a Elf's Lair já tem 06 anos de vida, embora só tenhamos chegado em 2008 aqui no Blogger. A ideia foi fazer um site disponibilizando downloads de detonados de jogos e adaptações de 3D&T (esse é pra quem pensa que RPG é coisa nova por aqui). Falarei deles daqui a pouco. Mas o site também tinha outras coisas, claro, como os downloads de utilitários de RPG, papéis de parede, uma seção de histórias humorísticas onde nós eramos os personagens e até uma seção chamada "usina de heróis", onde a ideia era trazer textos no melhor estilo "dicas de mestre". Claro que isso não vingou, a gente era só moleque e escrever isso não rendia muito. No fim só tinha um texto do Knucol e havia um do Death Knight que ficou pra sair e nunca saiu. E quem eram essas pessoas? Daqui a pouco eu também falo disso.
Antes de continuar, um printscreen da nossa página de frente:


(clique na imagem para ver em tamanho grande)

Em todo esse tempo o site recebeu pouco mais de 4 mil visitas. É o que a gente tem aqui no blog em um bimestre e ainda é pouco comparado a outros sites. Mas a gente não ligava, o objetivo do site era só disponiblizar material para download e era muito legal ver nas estatísticas os termos usados nas buscas que levaram visitantes pra gente. Outro detalhe é que a gente só atualizava ele de seis em seis meses. Não que fosse uma regra. Era só falta do que dizer ou postar. Além disso, ele eraatualizado no Microsoft FrontPage e com todo aquele trabalho cansativo de fazer upload do html toda vez. Hoje, nos tempos de Blogger, a coisa é moleza.
Os personagens do site eram o Death Knight (Bê Ponto), Slash (Junim) e Knucol (Ásbel). Eram só codinomes (no caso de uns, havia a suspeita de que fossem nomes "de guerra") que a gente usava na época. A gente também tinha nossas caricaturas, feitas pelo, então, Knucol:



Além de serem os webmasters (não tenho outro nome para dar), eles (falando de nós mesmos na terceira pessoa) eram protagonistas da Elf's Lair Adventure. Uma série incrível bobinha de histórias engraçadinhas e que durou só dois capítulos. Embora as piadinhas fossem um tanto infantis (lembrando que eramos rebentos descobrindo o poder da internet), o que vale aí é o valor histórico e, em partes, um certo pioneirsmo: quantos sites inventavam contos nessa época? Os três eram aventureiros bem bobinhos, lutando contra inimigos malucos e tendo que se livrar das próprias atrapalhações. Cada um dos personagens principais tinha as falas em uma cor, para agilizar o diálogo sem confundir o leitor. Não era má ideia...
Quem tiver paciência e curiosidade pode encontrar elas (de link novo, pra guardar) aqui:

Não vou disponibilizar o "Usina de Heróis" simplesmente porque era bem fraquinho. Era só uma discução sobre que ideias (que na época tinha acento) usar na hora de criar uma história e questionar se jogar coisa de mais não acabava deixando tudo meio superficial. O artigo era disponibilizado em um arquivo JPEG, porque a gente queria dar pra ele uma cara de "matéria de revista". Não era uma má ideia. Quem sabe essa seção não ressurge das cinzas um dia? Aqui em baixo tem uma miniatura pra vocês:

Os mais detalhistas devem ter notado nos um pequeno ser amarelo e de orelhas pontudas. Ele era o mascote do site e nada mais que uma caricatura e personificação de... eu mesmo, o Elfo! Eu sempre fui o patrão desses desmiolados, sempre estive com eles, orientando, dando ideias, dizendo o que não prestava e guiando eles pelas veredas da coerência.

Além dos três e da minha pessoa, o blog era habitado por Alfred, meu mordomo. Ele trabalhava no blog encontrando novos materiais para disponibilizar como download. Hoje ele não trabalha mais aqui e o blog já tem habitantes novos (como o Barnabé).
Essa coisa de material de download (detonados de jogos e adaptaptações de 3D&T) é interessante explicar, até porque a gente disponibliza até hoje. A ideia era reunir material de autores diversos e colocar tudo no site para download. Não era roubo nem nada, o material ficava intacto e até chegamos a escrever o nome dos autores em alguns deles. Só os que a gente não conseguia descobrir de quem era ficavam sem assinatura de autor. No meio também tinha material nosso (como os consagrados detonados de Chrono Trigger e Chrono Cross). Hoje, muito desse material nem deve existir em outras fontes, então acabou sendo uma boa ideia.
Vale lembrar que as adaptações eram compativeis à primeira versão do 3D&T (do manual de capa vermelha). Hoje em dia ela nem é mais usada, então talvez a gente deixe de disponibilizá-las um dia, mas isso eu, o Elfo, decido depois.
Bem, a Elf's Lair surgiu aí. Um ou dois anos depois do lançamento do site a gente teve a ideia de criar um blog. Era mais para ser um lugar de notícias rápidas e tal, mas acabou não vingando. Em 2008 a ideia voltou com mais força, já que o velho site estava às traças (sua última atualização foi em 2006), a gente levou pra frente e o blog está aqui até hoje. O novo lar da Elf's Lair, só pra vocês.
E pra nossa própria diversão, claro!

5 comentário(s):

adriel disse...

"O novo lar da Elf's Lair" essa redundância ainda me mata...

Junin disse...

lembrando do nosso estagiario, Djãoir....
colaborou poucas vezes, e atrapalho varias vezes!!!!!

zoreba disse...

Como comentei com o Asbel,asdel,asdeauhgeuh, algo assim
(Juro que não é por mal,não tenho memoria mesmo)
encontrei o blog procurando Mancada Suprema de ASura no google!
Mas apesar da antipatia inicial por elfos,gostei bastante do blog.
Não peguei o inicio,mas é bem interessanteo que tenho visto.

Ásbel disse...

Adriel, estou de ignorando...

Junim, esse estagiário é fogo. Mas ele entrou já era epoca do blog, não tava na "antiga" Elf's Lair.

Zoreba, caraca, eu sei que meu nome é dificil e tal, mas não sabia que as pessoas passavam tamanha dificuldade (só os operadores de telemarketing).

Mas nosso passado é meio obscuro, quase ninguém visitava. Por isso a gente reviveu e registrou a memória dele aqui. É legal se lembrar de onde veio, o bom e velho "como tudo começou"...

Como assim, "antipatia por elfos"? E a Deedlit?? haha

zoreba disse...

Ah, asb (uie,to intimo ja).
Eu levava 8 meses pra aprender o nome dAs minhas colegas (dOs colegas,então..) pode te acustumar a ser chamado de Àsauhaeuhuaehu
Enfim,é uma historia longa baseada nos meus grupos de RPG.
Basicamente eu sou o barbaro,mindless, etc ,etc etc.
E elfo é tudo boiola,delicado,e com aquelas malditas magias bixinhas "resistencia ou morre,mimimi" *voz de deboche e olhos revirados*
Ah,fora que a mesa era divida por dois egoncetricos eu,e o Elfo, o cara era um amigo nosso,que era um elfo,mesmo que jogasse de orc.