quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ragnarök para 3D&T parte II - Monstros, MVPs e Pets

Bem-vindos à segunda parte da nossa adaptação do MMORPG Ragnarök para 3D&T. Como prometemos no post passado, vamos trazer regras para adaptar criaturas, MVPs e fichas, além de regras para animais de estimação (também chamados de pets). Sobre os monstros, não temos como adaptar aqui todos os quinhentos trilhões de monstros do jogo, por isso vamos adaptar só os mais comuns e dar diretrizes para que você mesmo adapte quais quiser. Então vamos começar a festa!

Algumas Definições
Antes de mais nada, temos que definir alguns detalhes para trabalhar melhor na hora de adaptar os monstros. Fiquem tranquilos, não é nada complicado.

Tipos de Criaturas
No 3D&T os seres são divididos em humanos, semi-humanos, humanóides, youkai (que inclui mortos-vivos) e construtos. Já em Ragnarök a divisão é diferente: bruto, amorfo, inseto, demônio, peixe, planta, morto-vivo, humanóide, dragão e anjo.
É importante definir quais categorias usar antes do jogo começar, em função dos jogadores poderem comprar vantagens como Inimigo e itens especiais com Flagelo. Cada grupo de jogo pode montar a diversão que parecer mais interessante e justa, desde que não haja menos de 5 categorias (e é bom a quantidade não passar 7 ou 8).
Como sugestão, podem usar a seguinte divisão:
  • Humanos (incluíndo semi-humanos);
  • Humanóides (como orcs, ogros, goblins, centauros etc);
  • Animais (bruto, peixe e dragão);
  • Jardim (insetos e plantas);
  • Youkai (demônios, anjos e mortos-vivos);
  • Construtos.
Os monstros do jogo que estão presentes na categoria "amorfos" podem ser realocados. Alguns deles seriam construtos, outros seriam youkais e alguns seriam humanóides (como os góblins). Fica a encargo do mestre enquadrá-los em outras categorias.

Tipos de Dano
No 3D&T existem sete tipos de dano: corte, perfuração, esmagamento, fogo, frio, elétrico, químico e sônico. No Ragnarök isso é chamado de "propriedades" e existem nos tipos: normal, água, terra, fogo, vento, veneno, sagrado, sombrio, fantasma e morto-vivo. Da mesma forma como as categorías de inimigos, é importante definir os tipos de dano. Embora nós prefiramos usar o sistema do 3D&T, não existe nenhum problema em usar o do MMORPG.
Uma sugestão para englobar o sistema de propriedades do jogo online dentro dos tipos de dano é essa:
  • Corte, Perfuração e Esmagamento (propriedade Normal);
  • Frio (propriedades Água e Sombrio);
  • Fogo (propriedades Fogo e Morto-Vivo);
  • Sônico (propriedades Vento e Fantasma);
  • Químico (propriedades Terra e Veneno);
  • Elétrico (Sagrado e magia branca, fazendo com que magias de cura causem dano ao invés de curar).

Construindo Monstros
Para criar seus próprios monstros de Ragnarök você precisará de uma tabela com suas informações principais. Alguns sites com esse tipo de tabela são: Level Up, FansRO e RagData. E, ao contrário do que possa parecer, adaptar monstros é muito fácil. Não se assuste e siga em frente.

Pontos de personagem
A primeira coisa e a mais importante a ser feita é definir de quantos pontos o monstro será feito. Para isso, pegue o nível (level) do monstro no jogo, divida por 2 (arredondando para cima) e some +4.

Características
Os atributos do jogo são STR/FOR (força), AGI (agilidade), VIT (vitalidade), INT (inteligência), DEX/DES (destreza) e LUK/SOR (sorte), além disso há também DEF (defesa) e MDEF (defesa mágica). Adaptar os pontos de atributos do jogo para as características de personagem é simples:
Distribuas os pontos de personagens nas características com base nas características dos monstros no jogo. Claro que nem sempre vai bater, mas é mais para guiar. Primeiramente, divida (quase) todos por 10 e arredonde para baixo.
  • Força (ou o Poder de Fogo, no caso de monstros onde o ataque básico é à distância) é o STR. Muitos monstros tem STR muito baixo, então deixe-o para preencher no final com os pontos que restarem;
  • Habilidade é AGI;
  • Resistência é VIT;
  • Armadura é DEF;
  • PVs é igual a Rx5;
  • PMs é igual a Rx3.
Armaduras Extra, Vulnerabilidades e Invulverabilidades

A "propriedade do monstro" (ou apenas "propriedade") é o tipo de dano que ele causa (para o caso de heróis terem armaduras extras ou vulnerabilidades).
A "propriedade da arma" (ou "tabela de propriedades") demonstra a foça de dano de cada propriedade sobre a criatura. O monstro recebe a vantagem Armadura Extra para os tipos de dano contra os quais o for forte (demonstrados pela cor vermelha - com baixa porcentagem de dano) e recebe Vulnerabilidade para os tipos que em que ele é fraco (as verdes - alta porcentagem). Caso a porcentagem vermelha para um tipo de dano for muito baixa, menor que 25% (alguns chegam a ser negativo), então esse monstro terá Invulnerabilidade contra aquele elemento.
No caso de uma criatura ter uma ser forte contra uma propriedade e fraca contra outra que se encaixam ambas na mesma categoria, dê preferência à característica dos elementos (Água, Fogo, Terra e Vento).
Em termos de pontos, Armaduras Extra e Vulnerabilidades custam, respectivamente, +1 e -1 ponto cada. Uma Invulnerabilidade custa +3 pontos.

Vantagens e Desvantagens
Verifique quais são propícias àquele monstro: se voa, dê Vôo (2 pts); se é aquático, dê Anfíbio (0 pts); se é morto-vivo, dê uma vantagem única relacionada (zumbi, fantasma, esqueleto etc); se é do tipo "bonitinho inofensivo", dê Aparência Inofensiva (1 pt); se é aberrante ou muito feio, dê Monstruoso (-1 pt).
Observe também a velocidade na tabela do monstro: se for do tipo "muito rápido", dê-lhe Aceleração (1 pt); e se for do tipo "teleporte", dê-lhe Teleporte (2 pts). Olhe também o tamanho na tabela: se for "pequeno" ou "grande", considere em dar Modelo Especial (-1 pt).
Algumas tabelas também mostram características de agir do monstro (chamado de "modo") e suas técnicas ("skills"). O modo dá umas dicas de interpretação para o inimigo, mas também pode dar algumas ideias de vantagens (por exempo, alguns dizem que ele se irrita, então a criatura pode receber a desvantagem Fúria).
Já os skills são uma rica fonte de ideias. Observe com cuidado e veja se algum se parece com alguma vantagem ou magia. No caso de magias, considere como se o monstro a soubesse usar naturalmente (mas gastando PMs). Skills genéricas podem ser consideradas como Ataque Especial. Mesmo que uma criatura tenha muitas skills, evite lhe dar mais que duas ou três magias conhecidas (exceto para MVPs). Alguns exemplos de skills e suas magias relacionadas seriam "blooddrain" (Roubo de Vida), "heal" (Cura Mágica), "fireball" (Bola de Fogo), "safety wall" (Proteção Mágica) e "wind atack" (Bomba Aérea). A skill "summon" o permite invocar monstros (um bando de 1d6). O monstro pode ser o mesmo descrito na skill ou então algum monstro genérico feito com metade dos pontos de personagem do montro que o invocou.
Lembre-se que, mesmo sem ter nenhuma vantagem de ataque, criaturas também podem utilizar manobras de combate como Ataque Especial Nível 0 (1 PM por FA+1), Ataques Múltiplos (H-2 por ataque extra) e Ataque Concentrado (um turno de concentração por FA+1).

Revisão
Cuide para que os valores das características, bem como vantagens, desvantagens, armaduras extra e vulnerabilidades fique de acordo com os pontos de personagem da criatura, calculados no primeiro passo. Muito provavelmente a pontuação distribuída será diferente da prevista pela divisão do nível dele, mas tente regular para que sejam iguais. Se sobrarem pontos, coloque alguns em características ou compre alguma vantagem (ofensiva, de preferência). Se faltar, elimine pontos de alguma característica ou venda alguma vantagem menos importante para a criatura.
Claro, não precisa seguir tudo à risca. O importante é fazer deixá-los passar a mesna sensação de desafio aos jogadores que ele trás no MMORPG.

MVPs
Alguns montros muito raros e poderosos em Ragnarök são chamados de MVP. Na verdade MVP (Most Valuable Player) é o termo dado a quem os vence, mas acabou se tornando sinônimo dessas criaturas. Criaturas MVP são criaturas únicas, que aparecem de tempos em tempos em alguns lugares específicos.
MVPs são construídos igual a qualquer outra criatura, mas não dividem seu nível pela metade (mas ainda recebem os pontos extras). Ou seja, são feitos com uma quantidade de pontos igual seu nível no jogo +4.
MVPs são imunes ao medo (como a magia Pânico, entre outras) e recebem +2 em testes contra sono, paralisia, petrificação e venenos (naturais ou mágicos). Todos recebem Ver o Invisível (dos Sentidos Especiais).
Eles também são imunes a ataques vorpais. Mas caso recebam um e falhem em seu teste de Armadura, eles recebem o valor da FA dobrado. A maioria dos MVPs podem invocar outros monstros para o ajudarem nas batalhas. Eles podem invocar 1d6 monstros iguais aos descritos nas suas fichas do MMORPG, ou como regra alternativa, monstros feitos com 1/4 (um quarto) da sua pontuação.
Se os jogadores (quando evoluírem muito) conseguirem vencer um MVP, além das recompensas normais por vencer um inimigo tão forte, dê-lhes a vantagem Boa Fama.

Exemplos de Criaturas
Aqui vão alguns exemplos de criaturas criados com o sistema explicado acima.

Poring (5 pts)
Tipo: Jardim / Dano: Frio
F 0, H 1, R 1, A 1, PdF 0, 5 PVs e 3 PMs.
Aparência Inofensiva, Armadura Extra (Frio e Fogo) e Vulnerabilidade (Sônico).

Besourro Ladrão (7 pts)
Tipo: Jardim / Dano: Corte
F 2, H 1, R 2, A 2, PdF 0, 10 PVs e 6 PMs.

Rocker (9 pts)
Tipo: Jardim / Dano: Químico
F 1, H 3, R 3, A 3, PdF 0, 15 PVs e 9 PMs.
Armadura Extra (Sônico) e Vulnerabilidade (Fogo e Químico).

Orc (16 pts)
Tipo: Humanóide / Dano: Químico
F 4, H 3, R 5, A 5, PdF 0, 25 PVs e 15 PMs.
Armadura Extra (Sônico) e Vulnerabilidade (Fogo e Químico).

Goblin (17 pts)
Tipo: Humanóide / Dano: Frio
F 3, H 5, R 4, A 3, PdF 0, 20 PVs e 12 PMs.
Aceleração, Armadura Extra (Frio e Sônico) e Vulnerabilidade (Químico).
Magias conhecidas: Bomba Aérea.
Nota: O goblin de Rune-Midgard é muito diferente do goblin de Arton, por isso não dei a ele a vantagem única do Manual Alpha.

Bafomé (85 pts) MVP
Tipo: Youkai / Dano: Químico
F 10, H 15, R 10, A 10, PdF 0, 50 PVs e 30 PMs.
Aceleração, Ataque Especial, Ataque Múltiplo, Armadura Extra (Fogo e Sônico), Invulnerabilidade (Frio e Químico) e Vulnerabilidade (Elétrico).
Magias conhecidas: Teleporte, Cura para os Mortos, Terremoto, Criatura Mágica, Explosão, Invocação.
Arma Mágica: Foice (Corte, F +2, H -1, Vorpal).

Animais de Estimação
Também chamados de mascotes ou pets, animais de estimação são comuns no mundo de Ragnarök. Eles sempre andam ao lado de seus donos e os ajudam a enfrentar os inimigos que forem.

Capturando
O primeiro passo para capturar um animal de estimação é conseguir uma isca. Essa isca é um item raro e tem um valor em PEs igual à quantidade de pontos de personagem que o monstro é feito; ou seja, 10% dessa quantidade (10 PEs = 1 ponto de personagem). Assim, para capturar um Poring é necessário uma isca (maçã verde) que custa 5 PEs e a isca para capturar um Rocker (flor cantante) custa 9 PEs.
Quando encontrar um monstro, jogue a isca e role um dado: se der 1 ele é pego; todos os outros números ele percebe a armadilha e não é capturado. Se o personagem tiver a especialização Doma (da perícia Animais) a chance de capturar aumenta: a criatura é capturada com 1 ou 2 no dado.
MPVs não podem ser capturados. São monstros únicos e ninguém sabe o que pode atraí-los.

Despertando
Quando um monstro é capturado, ele fica em um estado latente: em um ovo, casulo, hibernando, em coma ou alguma outra característica. O Jogador deve comprar a vantagem Aliado (10 PEs) para que o monstro acorde.
Ele precisa ser bem tratado ou irá fugir e caso perca todos seus PVs morrerá imediatamente.
Animais de estimação capturados não ganham pontos de experiência e, diferente de Aliados comuns, não evoluem junto com o personagem.

Bem, aí está mais uma parte da nossa adaptação de Ragnarök.
Na próxima parte vamos trazer os kits das classes secundárias.
Let's rök!

Índice da adaptação de Ragnarök 3D&T:
Ps: Obrigado ao Rangel que dividiu algumas ideias sobre adaptar MVPs e eu pude deixá-los mais interessantes.

3 comentário(s):

Rangel disse...

Achei legal sua adaptação.

Eu estou montando uma campanha de 3d&T sobre Ragnarok.. bem mais Épica, e MVP's feitos com MUITO mais pontos (Na verdade MVP fiz ser um kit ^^), usando as regras das Características sobre-heróicas, esta bem divertido montar as fichas ^^

Gostaria de outras opiniões

Meu MSN para contato:
rangelsilv@hotmail.com até+ :D

Ásbel disse...

Ah, a ideia aí é mais dar uns parâmetros para adaptar os monstros. Porque se eu não faço isso, ou eu tenho que adaptar um mooooonte, ou eu não adapto nada e mando o mestre se virar criando monstro ou usando os velhos monstros de Arton e cia.

Mas o negócio é inventar mesmo e ultrapassar essas regras aí. Elas são só guias.
E fiquei curioso com teu kit de MVP. Vou te adicionar e a gente se fala! =D

Ps: num tem gtalk não?
tá, eu abro o msn... =x

Diego "Paja" Beheregaray disse...

Suplemento Ragnarok RPG 3D&T Alpha em pdf usando as regras da Elf's Lair

http://www.4shared.com/office/4X_tKvH_/Ragnarok_RPG_3DT_Alpha.html

Como as postagens de Ragnarok estão paradas, tomei a liberdade de "terminar" e editar algumas coisas. Vai ser possível notar a diferença entre as criações de Ásbel e as minhas, mas fiz o melhor que pude em uma semana.