terça-feira, 15 de julho de 2008

A Piada Mortal

A idéia de que Heath Ledger não morreu corre pelos corredores da Elf's Lair Inc. desde maio, mas só esses dias o bDot postou sobre isso. A idéia de que tudo é uma grande piada do coringa faz bastante sentido, ainda mais porque o ator pareceu morrer exatamente na hora certa: depois das filmagens e antes do lançamento. Será que essa não é mais uma pegadinha do malandro?


Sorria, meu bem!

Procurando no Google, dá pra achar uma dezena de sites citando a morte dele como uma jogada de marketing e tem até uma notícia fake rolando na rede, mas que leva todo o espírito da idéia:
"A Warner Bros e os produtores de Batman, The Dark Knight (2008, ainda inédito) confirmaram há pouco que as informações sobre a suposta morte do ator Heath Ledger foram uma estratégia viral para a divulgação do filme. Aproveitando-se do fato de Heath Ledger sofrer de catalepsia, foram contratados médicos para induzir o ator a esse estado. Frente à alegações de que a brincadeira não teve graça nenhuma, Raphael Zigovzky, diretor de marketing da companhia, declarou que essa era a intenção da ação, mostrar que o Coringa (personagem interpretado por Ledger) é um fazedor de 'piadas mortais'."
A idéia de que a morte do ator seja mais uma piada de mau gosto (eu gostei!) do Coringa ganha força quando olhamos as ações de marketing do filme, incluindo um ARG e até campanhas em português com sites bacanudos, que é o caso do Por que tão sério, um site onde você manda a sua foto e começa a fazer parte do time do mal (não tô falando do Corínthians, não!).


Onde está o Wally?

Tudo muito divertido e criativo, ações de marketing de exemplares, virais no nosso Brasil baronil e pôsters de dar água na boca. Esse Batman tem tudo para ser um dos grandes filmes do ano, aliás, esse ano tá que tá cheio de filmões. Achei que o Homem de Ferro era imbatível, mas o gigante verde e o morcegão chegaram junto, pra nossa alegria. E eu tô instigado pra ver o Coringão, véeei! Aposto que ele vai ser o grande astro do longa, sem contar que eu já virei fã de carteirinha de rabiscar fotos de revistas no estilo Coringa da coisa. E a campanha "Eu acredito em Harvey Dent", que tem até blog em português, já tá me instigando há um booom tempo.
Viu? É por experiência própria que eu digo que o marketing do cavaleiro das trevas é dos bons mesmo. E esse clima de brincadeiras me dá ainda mais motivos pra acreditar que a morte de Heath Ledger faz parte da brincadeira. Tomara que nas próximas semanas fique provado que isso tudo não passou de uma cilada publicitária.


"É uma bat-cilada, Bino!"

E você, acha que Heath Ledger morreu? Acredita em Harvey Dent? Já tem seu palpite pra vilão em Batman 3? Comente!
Em tempo, uma curiosidade: Curinga ou Coringa?
E senama que vem tem resenha do filme. Até lá!

1 comentário(s):

Anônimo disse...

Ele não morreu não, afinal Why so serious????
hahahHAAHHAHAHAHAHHHAAAAAAAAHHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAA