sexta-feira, 4 de julho de 2008

Hulk esmaga!

Ele é verde, ele é grande, ele é incrível, ele fede cachorro molhado, ele é nervosinho e o filme dele é demais. Se você assistiu Homem de Ferro e pensou que ele era o único puta filme de supers do ano, então você errou. O segundo Batman vem por aí e ainda tem o Hellboy 2 pros mais fãs da coisa, mas o Hulk é animal. Ele segue a mesma idéia de Homem de Ferro fazendo o que filme nenhum nunca fez, pelo menos, não do jeito certo e sem parecer infantil.
Ambos são recheados de detalhes e peculiaridades do universo Marvel. Pequenas referências e ligações que poderiam passar desapercebidos por quem não conhece os gibis e mesmo assim iriam se divertir pacas. Ou seja, quem não conhece a coisa pela raiz se diverte e pede bis no final e quem conhece quase chora de alegria e muitas vezes se perde nas legendas enquanto procura detalhes ou começa a pensar e fazer ligações.
"Cara, como você é feio! E olha que eu sou verde..."
A história segue aqueles velhos arquétipos do monstro apaixonado e do homem civilizado que tem que domar a sua besta interior; aquilo que você já sabe de cor se já conhece as histórias de King Kong, A Bela e a Fera e Dr. Jekyll e Mr. Hide.
Não é por menos que a história do macacão é um clássico do cinema, o desenho da Disney é um clássico da animação e o doutor monstrinho é um clássico da literatura. Talvez isso explique porque o Hulk é um clássico dos gibis.
Ele não teria fugido da favela se tivese chamado o BOPE.
O Incrível Hulk é uma segunda parte perfeita para a trama cinematográfica dos Vingadores e o final deixa isso bem claro. E comparando com o "Vingadores: capítulo um", o Hulk é um contraponto bem legal pro Homem de Ferro. De um lado a história de um riquinho com uma armadura bacana e dinheiro saindo pela cueca, do outro, um cientista falido, procurado pelo exército e que foge de um montro de vive dentro dele mesmo, sem contar com o caso amoroso dele, que dá um tchan a mais pra história.
Lendo os gibis eu sempre achei que o Hulk não seria nada se não houvesse ali uma Betty Ross. O que sobraria? Suicídio?
Bem, então agora só falta mesmo é a Marvel liberar na internet a cena de suicídio no ártico e o encontro com um iceberg conhecido como Capitão América.
Avante, Vingadores!

0 comentário(s):