sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Elf's Lair Log 002: Atualização de rotina



Bem-vindos ao segundo post da coluna mais no-sense da Elf's Lair. O objetivo do EL-Log é falar sobre o site, as transformações que ele tá sofrendo e tal. É aquela coisa de dar satisfação pra galera que visita, abrir espaço pra discução e deixar claros que queremos o seu feedback. Que coisa bonita.

Layout
O Layout da EL é o mesmo há um ano e de lá pra cá, quase não teve alteração perceptível. A gente tá (muito) na dúvida sobre como usar essa barra lateral. A ideia era mandar os parceiros e links lá pro rodapé e deixar a barra lateral com um conteúdo mais útil pros visitantes (não que os links dos parceiros não sejam; tem muita gente legal lá!). Mas queríamos fazer algo mais "ativo", tipo algum painel, algum recurso... sei lá! E por não sabermos é que ainda não aplicamos e o site fica assim, com essa cara de inacabado. Se alguém tiver alguma ideia, mesmo que seja "deixa como tava antes, seus manés" é só avisar.

Doodles
Direto quando tem uma data legal, um evento bacana ou algo que mereça destaque, a gente bola um cabeçalho estilizado. A gente fez isso pra "copiar" do Google e a primeira homenagem foi ao filme do Batman: The Dark Knight que ia sair.
Decidimos fazer como se o Coringa tivesse nos hackeado e deixado sua markinha, que nem ele andou fazendo nos sites promocionais do filme. Mas a gente se surpreendeu vendo que na mesma época o Jovem Nerd e muitos outros sites andaram fazendo a mesma coisa. Não que eles tenham copiado da gente, claro que não. Mas nós também não copiamos de ninguém e temos achado muito divetido brincar com isso. Só não fazemos o tempo todo para não perder a graça e ficar banal.
Se quiser olhar os doodles que a gente já andou fazendo, basta visitar nossa página especial:
http://elfslair.blogspot.com/2009/01/doodles.html

RPG
A gente tem trazido bastante posts sobre RPG nos últimos tempos. É uma coisa que a gente gostou e sempre quiz tratar no blog, mas nunca soube bem como fazer. Agora a gente tá começando a brincar de "tio", trazendo materias, dicas e outras coisas que os jogadores e mestres adoram.
No começo era um teste, iamos ver como os visitantes reagiriam, se ia ajudar, se ia prejudicar. Mas o intuíto mesmo era diversão: o blog sempre foi e sempre vai ser nosso playground e vamos fazer dele o que julgarmos ser divertido e se um dia deixar de ser, não tem mais porque tê-lo.
Mas o negócio é que essa coisa de RPG tem trazido visitantes diferentes dos habituais, mais material (já que às vezes o blog ficava semanas sem uma atualização) e novas parceiras. E isso tem deixado a gente muito feliz. É muito legal ver que entraram XX fulanos do site tal e que eles ficaram aqui, em média, uns 30 minutos. Cara, isso é muito legal! E os visitantes não reclamaram. Pelo menos, não nos nossos ouvidos. Então acho que foi uma boa escolha.

Vou mostrar um exemplo prático do tráfego na EL. A gente já tinha feito alguns posts sobre RPG, mas só foram umas notícias, então num conta. Começamos a postar RPG mesmo dia 26/06/09, então vamos fazer uma linha do tempo pegando o desemprenho do site desse dia até ontem e comparar com o mesmo período de tempo pra trás do dia 26 de junho:


A linha azul é o período em que começamos a postra RPG e a verde é o período anterir (com mesmo intervalo de tempo).
Aumentou praticamente tudo. Tivemos cerca de 550 visitantes a mais e, 550 visitantes é muita coisa. Não somos um Sedentário & Hiperativo; recebemos em um mês menos do que eles recebem em um dia. Mas isso não é vergonha, é orgulho: não ficamos simplesmente colocando links para outros sites: produzimos boa parte do nosso conteúdo e por isso temos orgulho de cada numerozinho de visitante que aparece.
As únicas coisas negativas foram a taxa de rejeição (talvez algumas pessoas não tenham gostado do novo material) e a porcentagem de novas visitas, mas isso nem é tão ruim: pode significar que o nosso público está mais fiel.
E presta atenção no tempo médio: aumentou mais de 76%. Mesmo com a taxa de rejeição aumentando, o pessoal tem ficado muito mais tempo no site, tem explorado mais, tem lido mais. Vê uma coisa, sente vontade de ver mais, vê vídeos, lê piadas.
Mas chega de falar nisso. Eu me empolgo. Adoro olhar e ver o site crescer, dar frutos, ganhar amigos e ver que nosso tempo de folga produz algo de útil pro mundo (diversão e até um pouco de cultura). Agora chega antes que o Bê Ponto e o Junim me dedurem pro patrão.
http://elfslair.blogspot.com/search/label/rpg
Quem quiser acompanhar o que temos lançado nesse tema, o link é esse aí de cima. Se você gosta de RPG, dê uma lida, critique, elogie, xingue a mãe, sei lá. Se não conhece o jogo, então é uma boa hora pra conhecer e saber que ele não é nada daquilo que a mídia e algumas igrejas falam.

Emos
A coluna "Diário de um Emo", que o Bê Ponto escreve, tem dado muitas visitas também. Muita gente aparece pra rir e alguns outros deixam comentários engraçadíssimos pra gente na página de contato. Só que muitas das pessoas aparecem aqui pelo Google são emos, que acham o site, lêem a coluna e até gostam.
Isso é muito legal também, mas temos uma coisa pra explicar a alguns emos que aparecem aqui: essa coluna é uma sátira. Não mora nenhum emo enrustido no coração do Bê Ponto (eu espero que não) e o motivo da coluna é rir. De vocês. Haha!
Tá, a gente ouve My Chemical Romance e Panic! At The Disco (menos o Junim, nem queira saber o que ele ouve),mas ninguém aqui é emo. Nunca foi e nunca vai ser. O que seria da reputação dos meus filhos?

Colunas
Tem umas colunas meio que mortas no blog. O "Sweet China Boy"  só teve um post e o desgraçado do escritor nunca continuou a história e pelo jeito, nem vai. A coluna "Viva la Vida", que tem esse nome em homenagem ao Coldplay, nunca viu um post sequer. É uma coluna legal e um dia vai ter vários posts nela, mas não é o caso até agora.
Vamos colocar na página do índice de colunas o feed (RSS) separados das colunas, caso alguém sinta vontade de assinar alguma delas separadamente. Também vamos colocar lá um link para a tag RPG, que embora não seja uma coluna, é um tipo de material que atrai muita gente e esse tipo de coisa pode ser útil.

Comunicação
A EL tem um Twitter (@elfslair), mas por enquanto a gente não tá postando muita coisa lá fora os links dos posts novos. Mas por isso mesmo pode ser bem útil pra vocês saberem quando tem mateiral novo. Mas vamos ver se começamos a comunicar algo exclusivo por lá. Ou não.
Outro meio de saber se tem material novo é assinando nosso RSS no seu leitor de feeds preferido (o meu é o Google Reader). Caso você nunca tenha percebido o botãozinho laranjado ali em cima, nosso link é:
http://feeds.feedburner.com/elfslair
Assine, acompanhe e seja feliz (e nos faça feliz também).

Mascote
Pra quem ainda não viu, temos um mascote, o Barnabé. Ele é meio tímido, faz poucas aparições, geralmente na coluna do chefe, mas com o tempo ele vai dar mais a cara por aqui. Ele é uma lhama bem símpática (e bem mala também), adora dar em cima das visitantes, tirar sarro das pessoas e tal. Aquela coisa típica de lhama cara-de-pau. O nome dele vem de uma história bem engraçada que a gente viveu na época de colégio (é, a gente é amigo de escola) e um dia a gente conta pra vocês (quem sabe na "Viva la Vida"?). Mas chega de enrolar; Barnabé, dá um "oi" pra galera:




Bem, é isso. Ficou um post imenso, falando um monte de coisa que pouca pessoa quer saber. Provavelmente ninguém vai ler e o patrão vai querer me matar por isso tudo. Mas eu sou o grente de marketing desse site e tenho que mostrar serviço; se não, vai que sou rebaixado à um simples redator? Argh!

0 comentário(s):