terça-feira, 10 de novembro de 2009

Marvel 3D&T: Os fabulosos X-Men

Bem, aí está uma adaptação que a gente planejava há um bom tempo: trazer o universo Marvel pro 3D&T de forma simples e bacana, usando o que o sistema já dispõe e sem inventar milhões de regras ou vantagens novas.
Claro que nem tudo são flores. Para isso usaremos uma vantagem própria e extra-oficial, já apresentada aqui em um post anterior: a vantagem Super Poder, capaz de transformar magias do Manual Alpha em poderes para super-heróis. Só lembrando que ter o Super Poder: Elementalista (2 pts) significa que ele tem, em nível iniciante, os poderes das magias Ataque Mágico, Força Mágica, Proteção Mágica e Pequenos Desejos.
Não vamos nos delongar em explicações sobre os heróis ou fazer um histórico. Faremos melhor: daremos o link correspondente de seus dados no site Protocolos Xavier, onde a coisa é completa e muito bacana, do jeito que a gente gosta. A daptação pode parecer mais "simples" sem uma descição, detalhes e a história, mas tudo isso e muito mais já está no link, então não tem porque querer repetir aqui. Então já sabe: clica no link e lê a ficha.
Agora chega de enrolar. Mutantes loucos querem extirpar a raça humana e os homo sapiens olham torto e cheios de preconceitos para aqueles que são o próximo degrau na escada da evolução. No meio de tudo isso estão os fabulosos X-Men, uma equipe de mutantes que lutam pelo sonho do Professor Xavier: a paz e a harmonia entre os seres humanos e os homo superior, também conhecidos como mutantes.

Mutantes
Não criei uma vantagem única para mutantes porque eles são exatamente como os humanos, exceto pelo fato de que têm algumas mutações genéticas, em especial, uma no cromosso X, a qual permite as demais mutações. Mutantes não possuem necessáriamente poderes, mas a grande maioria possui algo "especial". Lembre-se que em alguns casos as mutações causam efeitos estéticos e alguns mutantes são considerados aberrações, como é o caso dos morlocks.
Se o mestre quiser considerar uma vantagem única, pode considerá-la custando 0 pontos, dando um Super Poder Iniciante (ou custeando metade de um Avançado) e Má Fama, já que o preconceito e o medo do diferente são temas frequentes do universo mutante. (já posso ouvir o som da multidão enlouquecida gritando "mutunas").



Considerações
Não dei especializações para eles, pois suas ocupações são mutáveis, em cada versão eles tem uma diferente e isso nunca é explorado muito, então praticamente não conta. Somente em alguns casos, como o Fera e o prof. Xavier é que isso conta mais (são famosos nas suas áreas, com muitos trabalhos publicados).

Quase todos foram feitos com 7 pontos de personagem, exceto Wolverine (12 pts) e o prof. Xavier (13 pts), por serem bem mais velhos que os outros. Além disso, a Lince Negra é mais jovem, então ela foi feita somente com 5 pontos. Sim, eu extrapolei em alguns limites de desvantagens deles, mas tudo dentro do background dos personagens.
A ideia é que os mestres os usem como NPCs e os heróis os usem como personagens ou tomem como base para criar seus próprios mutantes; sejam filiados aos X-Men, à algum grupo paralelo (X-Factor, X-Force, Tropa Alpha etc) ou à algum grupo totalmente novo. Eles também servem para explorar a ideia de super poderes e mostrar que dá pra adaptar quase tudo sem ficar inventando um monte de regras novas.
Os personagens jogadores podem ser feitos com 7 pontos como heróis adultos novatos ou com 5 pontos e serem adolescentes ingressando no Instituto Xavier para Estudos Avançados.

Agora chega de explicações, vamos aos heróis mais bacanudos já criados, os filhos do átomo:

Ciclope
Scott Summers
F1 H2 A1 R1 PdF4
Patrono (Prof. Xavier), Ligação Natural (Jean Grey), Maldição (Raios óticos constantes, controlados apenas com óculos ou visor de quartzo-rubi), Protegido Indefeso (Jean Grey), Código de Honra dos Heróis, Má Fama.Nota: Embora a necessidade de óculos especiais seja uma espécie de "fetiche", ele não recebe a desvantagem, pois isso já está englobado na Maldição.

Jean Grey
Jean Grey Summers
F0 H2 A0 R0 PdF0
Patrono (Prof. Xavier), Ligação Natural (Ciclope), Telepatia, Vôo, Pontos de Magia Extras, Super Poder: Elementalista (espírito), Maldição (escolhida pela entidade Fênix para ser seu avatar), Código de Honra dos Heróis, Má Fama.
Nota: Jean pode evoluir seus poderes e ganhar Super Poderes das magias Marionete, Presença Distante e outras da escola elemental do espírito.

Fera
Henry Phillip "Hank" McCoy
F2 H4 A1 R1 PdF0
Patrono (Prof. Xavier), Monstruoso, Especializações (Poesia, Química e Genética), Código de Honra dos Heróis, Má Fama.
Nota: Embora sua Força pareça relativamente pequena, ela é compensada pela sua agilidade (pontos em Habilidade). Também não dei à ele Sentidos Especiais porque isso é uma questão meio não definida, mais presente apenas em sua forma felina.

Homem de Gelo
Robert Louis "Bobby" Drake
F0 H2 A1 R0 PdF0
Patrono (Prof. Xavier), Super Poder: Elementalista (gelo), Super Poder Iniciante: Transporte (gelo), Super Poder Iniciante: Corpo Elemental (gelo), Pontos de Magia Extras, Código de Honra dos Heróis, Má Fama.
Nota: O corpo elemental de gelo lhe concede A +1. Como o corpo elemental consome 20 PMs por hora, pode ser dividido e capaz de consumir 1 PM a cada três minutos ou a cada um turno de combate.
Ao evoluir seus poderes, Bobby pode ter Regeneração (custando 2 pontos, pois funciona apenas apenas com seu corpo elemental) e, em uma evoluçãomais extrema, Super Poder de Corpo Elemental do Ar (eu melhor, névoa).

Anjo
Warren Kenneth Worthington III
F1 H2 A0 R1 PdF0
Patrono (Prof. Xavier), Riqueza, Vôo, Super Poder Iniciante: Cura Mágica, Protegido Indefeso (Psylocke), Código de Honra dos Heróis, Má Fama.
Nota: Embora seja rico, deixei ele com o prof. Xavier como Patrono. Seria o mesmo que tê-lo como Mestre. Considerei o Anjo ainda sem sua coloração azul, que deveria lhe conferir Monstruoso.

Wolverine
James "Logan" Howlett
F2 H2 A2 R2 PdF0
Patrono (Prof. Xavier), Protegido Indefeso (Jean Grey), Regeneração, Sentidos Especiais (Faro e Audição Aguçados), Perícia (Sobrevivência), Super Poder: Garras de Atavus, Restrição de Poder (apenas sobre ele mesmo), Maldição (memórias perdidas), Má Fama.
Nota: Só tem dois Sentidos Especiais. Considere o Faro Aguçado como se fosse com efeito dobrado. Embora às vezes ele apresente os efeitos da desvantagem Fúria, isso é algo que ele tenta bloquear, então não considerei como desvantagem.

Tempestade
Ororo Munroe
F0 H2 A0 R1 PdF0
Patrono (Prof. Xavier), Vôo, Super Poder Iniciante: Enxame de Trovões, Super Poder Iniciante: Bomba Aérea, Super Poder Iniciante: Controlar o Clima, Especializações (Punga, Meteorologia e Furtividade), Insanidade: Fobia (Claustrofobia), Código de Honra dos Heróis, Má Fama.
Nota: A magia Controlar o Clima está presento no Manual da Magia.

Noturno
Kurt Wagner
F1 H4 A0 R1 PdF0
Patrono (Prof. Xavier), Teleporte, Especializações (Furtividade, Acrobacia, Religião), Monstruoso, Código de Honra dos Heróis, Má Fama.

Vampira
Anna Marie
F2 H1 A0 R1 PdF0
Patrono (Prof. Xavier), Vôo, Memória Expandida, Poder Oculto, Super Poder: Roubo de Magia, Maldição (descontrole sobre os poderes de cópia e não pode tocar em ninguém), Código de Honra dos Heróis e da Redenção, Má Fama.
Nota: Quando Vampira toca alguém, ela recebe todas suas vantagens e características superiores, além de perícias, especializações, insanidades e códigos de honra, além de receber as memórias da vítima.
Ela "compra" (custos em pontos de personagem) isso tudo com os PMs da vítima (por isso o Roubo de Magia). Se os PMs da vítima acabarem, a vítima fica em coma e a Vampira passa a consumir os próprios PMs.
Ela permanece com essas habilidades roubadas por uma hora. Quanto às insanidades e códigos de honra, ela pode ir contra eles, caso seja bem sucedida em um teste de R +2.

Gambit
Remy Etienne LeBeau
F1 H3 A0 R1 PdF0
Patrono (Prof. Xavier), Perícia (Crime), Especializações (Lábia, Sedução, Jogos), Super Poder Iniciante: Explosão (eletricidade), Fetiche (cartas ou qualquer outro objeto), Código de Honra dos Heróis, Má Fama.

Lince Negra
Katherine "Kitty" Pryde
F0 H2 A0 R2 PdF0
Patrono (Prof. Xavier), Super Poder Iniciante: Corpo Elemental (espírito), Aparência Inofensiva, Código de Honra dos Heróis, Má Fama.
Nota: Como o corpo elemental consome 20 PMs por hora, pode ser dividido e capaz de consumir 1 PM a cada três minutos ou a cada um turno de combate.

Colossus
Piotr "Peter" Nikolievitch Rasputin
F2 H2 A3 R2 PdF0
Patrono (Prof. Xavier), Super Poder: Corpo de Ferro, Especializações (Pintura, Desenho, Russo), Protegido Indefeso (Lince Negra), Restrição de Poder (Super Poder não funciona em contato com vibranium), Código de Honra dos Heróis e da Honestidade, Má Fama.
Nota: O Super Poder de Corpo de Ferro está presente no Manual da Magia.

Psylocke
Elisabeth "Betsy" Gloriana Braddock
F0 H2 A0 R1 PdF0
Patrono (Prof. Xavier), Telepatia, Super Poder: Elementalista (espírito), Super Poder: Aumento de Dano (espiritual), Especializações: (Acrobacia, Furtividade, Rastreio), Código de Honra dos Heróis, Má Fama.
Nota: Psylocke tem treinamento ninja e isso explica suas especializações. Além disso, o Super Poder de Aumento de Dano nada mais é que as suas adagas psíquicas.

Professor Xavier
Charles Francis Xavier
F0 H3 A0 R2 PdF0
Riqueza, Genialidade, Especializações (Genética, Química e Física), Telepatia, Super Poder: Elementalista (espiritual), Super Poder: Marionete, Super Poder: Comando de Khalmyr, Super Poder: Contra-Ataque Mental, Super Poder: Presença Distante, Super Poder: Vazio, Pontos de Magia Extras, Deficiência Física: Paraplégico, Código de Honra dos Heróis, Má Fama, Devoção (paz entre humanos e mutantes), Protegido Indefeso (os X-Men).
Nota: Considere sua Deficiência Física valendo -1 ponto e dando H -2 em testes de esquiva.

Minha santa Aquerupita, como diria o dr. Hank McCoy, finalmente eu acabei com isso. Já tem uns anos que eu queria montar essa adaptação, mas acabei nunca fazendo, até hoje. Espero que seja útil, que os personagens possam servir de inspiração e serem grandes inclusões nas aventuras.
Ah, dei um toque a mais com algumas magias do Manula da Magia (2ª edição), da Beholder Cego. Inicialmente a Tempestade tinha Nevasca, que permitia que ela poderia usar pra fazer chover e Colossus tinha Armadura Extra contra os três tipos de Dano Físico. Mas com essas magias mais específicas a coisa fica bem melhor.
No futuro vamos publicar aqui os principais inimigos dos X-Men, aí o circo vai estar armado de vez.
Até lá!

6 comentário(s):

Keitaro disse...

Opa,

muito boa a adaptação, acho que as regras de Superpoder se encaixam de forma direita e bem equilibrada nas fichas. Keep the good work.
=)

Mataro disse...

Muito Legal mesmo a adaptação, só achei o Wolverine muito fraquinho, essa ficha é ele sem ou com as garras de adamantinum.

O colossus também achei meio fraquinho e fautou a parte de regeneração que quando nas poucas vezes que ele se feriu na forma de metal, ele teve de esperar os ferientos se fecharen pra voltar a forma humana, e ele se curou bem mais rápido que oe normal quando isso acontecia, mas no mais ta perfeito, um Abração!!!

Ásbel disse...

Valeu galera! =)

Mataro, tentei deixar ele no mesmo nivel que os outros, mas ainda assim, ele é um pouco mais forte.
E é sem as garras. Para aparecer as garras ele usa o "super poder garras de atavus". Com as Garras de Atavus ele recebe F+2 e dano em corte.

Sobre o Colossus, eu desconhecia esse lado regenerativo. E a regeneração dele é tão rápida quanto a do Wolverine?
Na verdade o Homem de Gelo também tem isso pro futuro, mas eu ignorei, por enquanto... hehe

zoreba disse...

Eu to meio velho e n lembro.
A regeneração traz de volta a vida?
Wolv anda aprontando dessas ultimamento.

Ásbel disse...

Não, mas parece que, além de reneração, o Wolverine também recebeu imortalidade.
Dá uma lida na ficha dele nos Protocolos Xavier que você entende...

Victor Souza disse...

Cara gostei muito. não precisou fugir das regras nem usar muitos pontos, show!
Agora faz adptação dos Vingadores e do Quarteto tb! rsss