segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Google Wave e RPG


Recebi um convite pro Google Wave nesse fim de semana e tenho dado uma olhada nele. Na primeira vez não me pareceu nada demais. Olhando secamente, é uma espécie de fórum ou lista de discussão 2.0. Só isso.
Mas o grande trunfo dele são os gadgets e os bots, que proporcionam criar mais do que simples respostas cheias de texto. Ah, sim, é aí que o Wave mostra seu potencial.
Alguém já disse que o Wave seria uma boa plataforma para se jogar RPG, mas não vi ninguém dizer o porquê. Então vamos mostrar nos mesmos.

Dados
Como jogar RPG sem dados? A primeira coisa a se fazer é adicionar o seguinte contato: dice-bot@appspot.com.
Caso você não saiba adicionar contatos na sua lista, é simples: Na coluna contacts, ali na esquerda, clique no botão com um "+", no canto inferior. Para usar o dado na Wave desejada, adicione o bot à Wave (clicando no botão "+" no canto superior da Wave).
Depois de adicionado à Wave, basta escrever xdy na mensagem, onde "x" é o número de dados e "y" é o número de faces. Ou seja, para rolar dois dados de seis faces, basta escrever 2d6 e apertar "done" para confirmar a mensagem. Na mensagem vai aparecer a "fórmula" escrita e na frente, entre parênteses, o resultado já somado.
Atenção: Outro bot de dado é o tdo-dice-bot@appspot.com, que deve ser adicionado e usado da mesma maneira. É uma boa alternativa e o bacana dele é que ele mostra os valores individuais dos dados e a soma completa de todos eles. Ele também suporta dados do sistema Fudge (aprenda a usar aqui).

Proteção
O ideal é que o mestre e os jogadores sejam honestos. Jogar com gente que trapaceia não é nada legal. Mas mesmo assim, para ter um maior controle e segurança, pode ser legal que protejar algumas postagens na wave do jogo, como fichas e descrições importantes.
Adicione o seguinte bot na sua lista de contatos: readonliebot@appspot.com. Adicione ele também na wave.
Quando quiser proteger um post da wave, digite READONLY para que ele fique trancado e ninguém mais possa editá-lo. Outro comando muito útil é OWNERONLY, onde apenas quem escreveu a postagem pode editar: o ideal para o mestre usar em posts com as fichas dos personagens.
Atenção: Aparentemente os comandos devem ser escritos em caixa alta (maiúsculas). Novos comandos podem ser adicionados, então fique ligado do código-fonte do bot (não precisa saber ler código: vá em Source e entre em Changes para ver as alterações).

Imagens
Tem diversas formas de adicionar imagens nas waves, mas uma maneira bem simples é através de um bot: picsinwave@appspot.com. Adicione ele na sua lista de contatos e depois adicione na wave. Para inserir imagens, basta inserir a URL da imagem e o bot fará a exibição dela.

Desenhos
Ah, o que é uma mesa de RPG sem folhas de papel em branco, esperando serem rabiscadas com rostos de personagens, mapas de masmorras e outras coisas úteis?
Para adicionar um gadget na mensagem é simples: Quando está editando a mensagem, lá em cima terá uma barra com botões de estilo e edição (negrito, itálico etc). Um dos últimos será uma peça de quebra-cabeça verde. Clique nela e insira o endereço.
Alguns bots de desenho bacana são: http://my-wave-gadgets.appspot.com/wave/NapkinGadget.xml, que é uma plataforma de desenho simples e outra é o http://jsvectoreditor.googlecode.com/svn/trunk/wave/vectoreditor.xml, que é uma plataforma para desenhos vetoriais, muito simples também, mas bem mais bacana.

Baralho
Alguns sistemas usam cartas de baralho no lugar de dados. Mas mesmo que não seja o caso, um baralho pode criar interações bacanas. Para adicionar o gadget de baralho, basta adicionar o seguinte endereço: http://wave-cards.googlecode.com/svn/trunk/cards.xml. Atenção: esse gadget de baralho não é um jogo, como paciência ou freecell, é um baralho (você pode adicionar mais) e você pode pegar as cartas manipular livremente. Dá pra jogar qualquer coisa, é só ter imaginação.
Dicas: Apertar o "P" faz com que apenas você veja a carta, apertar o "F" a vira para todos verem, apertar "S" com várias cartas selecionadas faz com que elas sejam embaralhadas e apertar o "G" com várias selecionadas faz com que elas sejam ajuntadas em um monte novo.

Tem muita coisa que pode ser útil: gadgets que sorteiam participantes da Wave ("o troll atacou... você!"), simuladores de leilão, gadgets para incorporar páginas externas (dentro de um iframe) e para adicionar conteúdo em HTML, além de muitas, muitas outras coisas.
Eu poderia passar o dia listando coisas bacanas, como gadgets de Twitter, Google Reader, Gtalk e várias outras utilidades, mas vou deixar para vocês descobrirem. Alguns sites bacanas com bots e gadgets são esses:
Atenção: Qualquer um pode criar um gadget, então tenha certeza de que o gadget que você vai adicionar é confiável e não vai por seu computador em risco.

E aí, alguém mais conhece algum bot ou gadget útil para o RPG? Sites com listas também são bem vindos.

PS.: Íamos prometer alguns convites, mas pelo visto não temos convites para enviar. Os meus acabaram e o bDot não recebeu convites para mandar (iamos sortear alguns). Caso apareça a gente faz uma promoção relâmpago no Twitter.

PPS.: Obrigado ao Archelas pela dica do TDO Dice Bot.

12 comentário(s):

ALAN disse...

A primeira coisa que vi quando olhei o Wave foi o potencial de ser uma plataforma de jogo online, meu grupo já está até trabalhando nisso, mas valeu as dicas!

Godô disse...

Você pode me explicar melhor esse negócio de adicionar HTML?

Porque dependendo do caso, da para adicionar um script HTML que simule um arremesso de dado, estou errado?

Ásbel disse...

Godô, a inserção de HTML que eu vi é através de um gadget:
http://wave-ide.appspot.com/html.xml

Fiz uns testes com tags simples de HTML, mas para saber se rodaria determinado script ou não, só testando mesmo.

Mas, caso ele não leia o script, com certeza surgirão gadgets que poderão ler.

E se o script funcionar, não deixe de passar ele pra gente!

Anônimo disse...

vc teria convite para me enviar um? estou querendo testar o Wave, mas não é fácil conseguir um convite...

Ásbel disse...

Então, Rob, a gente até quer uns convites para poder passar mesmo, mas estamos sem. Só eu ganhei convites, mas eram bem poucos e acabaram. Já os outros não receberam convites mesmo (ainda não, se receberem a gente passa sim).

Aliás, eu consegui o meu me inscrevendo no site do Google Wave mesmo. Não custa nada entrar na fila deles...

Anônimo disse...

Vocês bem que poderiam bolar uma mini campanha utilizando desse sistema para testarmos e familiarizarmos.

Quem sabe a idéia não desenvolva melhor?

Caso queiram fazer isso, eu me disponho a jogar o teste. Se quiserem add contato é lgbpaiva@googlewave.com

Grato!

Ásbel disse...

Uma campanha teste é uma ideia boa, mas eu não me canditado a mestrar (vou entrar numa correria aqui).
Mas é uma boa ideia sim!

Ah, contato adicionado!

Archelas disse...

Eu testei esse rolador de dados e não deu certo!Não aparecia resultado nenhum!
Mas encontrei outro bot pra rolar dados

tdo-dice-bot@appspot.com

Eu to nessa campanha ae de fazer um teste!
Eu mestro!
^^

Ásbel disse...

Pois é, não sei porque, mas esses dias o DiceBot estava fora do ar...

Mas gostei desse outro bot (ele mostra os resultados separados e a soma) e já o adicionei lá em cima. Valeu!

Mestra a campanha, é? Agora é só o pessoal se prontificar pra jogar! Quem foi que disse que só faltava o mestre?? hehe =)

Anônimo disse...

Iai Galera,
Montei uma wave para organizar jogadores e mestres pra poderem jogar, acessem ai e sigam direitinho as instruções.

https://wave.google.com/wave/?#restored:wave:googlewave.com!w%252BNe7xsP4hA

David Menezes disse...

Olá.. tenho alguns convites pro wave, mas so para interessados em jogar... se os moderadores do site quiserem sortear alguns entrem em contato

davidscj@googlewave.com

Álvaro Felipe disse...

Tenho convites para o wave se alguem quiser add alvaro-felipe-ms@hotmail.com