terça-feira, 9 de junho de 2009

12 ou 13: Desvendando o mistério

Observe essa imagem aqui em baixo. Conte quantos rapazes aparecem, espere a imagem se mexer e conte novamente.

Bizonho, né?
Você provavelmente já recebeu essa brincadeira por e-mail algum dia. Ou então ninguém te ama, mas como não ter amigos não é a piada do dia, vamos continuar dentro do assunto.
Se você já recebeu isso, ficou deve ter tido duas reações: ou (a) ficou matutando, tentando entender o quê acontece de bizarro nessa imagem e parou para observar mais algumas vezes a "troca" acontecendo, ou (b) disse "dane-se" e passou pro próximo e-mail.
Se você dos que disseram "dane-se", acho melhor você passar pro próximo post, mas se você é dos que ficaram curiosos, então esse post foi feito para você!


É isso aí!
A Elf's Lair te explica (ou tenta) o segredo da coisa.
Porque colar piadinha de e-mail em blog, qualquer um faz. Tem alguém aqui na equipe que vive me xingando por não postar as coisas engraçadas que eu recebo: e eu não posto mesmo!
Post de verdade tem que acrescentar alguma coisa. Vai com copy-paste pra casa do chapéu!
Pronto. Descarreguei o que queria. Vamos voltar:

Aqui tem duas imagens estáticas (Jãozinho, não adianta ficar olhando que elas não vão se mexer), uma no primeiro momento e a outra no segundo.

Primeiro momento: 12 caras.
Segundo momento: 13 caras.
Agora, reparando bem, dá pra notar quem é o 13º homem.
Ainda num notou? É o cara com o asterísco:
Até aí a gente chega normalmente, vendo as figurinhas mexerem. O problema é de onde esse maluco vem.
Então vamos analisar minuciosamente a mudaça que ocorre na figura aqui de baixo:

Observe o rapaz 1. Lá em cima, na segunda imagem (dos 13 caras) ele está sem o topo da cabeça, do mesmo jeito que o macho ali na esquerda (macho porque é o único que não faz troca-troca com ninguém). Mas o rapaz 1 tinha um topo de cabeça na primeira imagem e ficou sem nada na segunda.
Acompanhe a linha que sai do rapaz 1. Ela aponta o topo da cabeça dele e quem é que fica com ele, e aí por diante, mostrando que troca o quê com quem, até chegar na outra ponta do fio: o rapaz 2, que é, por acaso, o nosso amigo do asterísco.

Pronto, o segredo já está na sua cara: Da mesma forma que (na segunda imagem) o rapaz 1 não tem o topo da cabeça, o rapaz 2 não tem a sola do sapato.
Ainda não faz sentido? Certo, vou explicar.
Observe a imagem aqui em baixo:

Aqui tem uma imagem bem porca, mas é uma simplificação do que acontece com a nossa imagem misteriosa. Eles trocam de corpo, um com o outro, até sobrar duas pessoas na ponta das trocas.
Olhando a nossa imagem aqui de cima, você vai perceber que as duas pessoas da ponta da troca estão pela metade, enquanto na nossa imagem dos carinhas, a única coisa que falta é o topo da cabeça de um e a sola do sapato de outro.
Eis o segredo:
O topo da cabeça que o primeiro rapaz perde (aqui chamado de "rapaz B") está marcada com o número 1. A segunda parte a ser trocada entre eles está com o número 2 e assim por diante, até chegar no número 11: o nosso amigo do asterísco.
Agora o segredo de como a troca acontece e você nem vê: a parte 1 é apenas um topo de cabeça, a 2 já contém os olhos, a 3 tem o queixo, a 4 ganha ombros e aí por diante, sempre ganhando um algo mais.
No final, teremos uma pessoa praticamente inteira.

Mas ainda assim fica faltando resolver a parte principal do mistério: de onde vêm as partes que compõe esse 13º homem? E a resposta é simples: ele têm um pedacinho de cada. Não vou colocar figura nenhuma aqui, deixo a tarefa final nas suas mãos, mas observe: na segunda imagem (dos 13 rapazes), a maioria dos pilantrinhas são menores do que na primeira imagem (dos 12 rapazes). O seja, cada um dôou um pedacinho para compor esse novo homem.

Então, respondendo a questão: São 12 ou 13 homens?
A resposta está aqui:
A gente pode tentar: um da o cabelo, outro o nariz, outro o braço, outro o pé, um dá umas costelas e assim por diante, até termos carne material suficiente para formar um novo homem. Se você ficar sem uma mão ou um olho, deixará de ser um homem? E esse novo Frankenstein que irá surgir, poderá ser considerado um homem?


A única conclusão verdadeira que a gente pode chegar agora é a seguinte: Quem bolou isso é um gênio, daqueles bitolados, que não fazem nada exceto olhar para uma parede e ficar pensando em coisas o dia todo. E com certeza ele também não tinha amigos.

5 comentário(s):

|Riba| Ribamar Nascimento disse...

Incrível. ponto.

Unknown disse...

heheheh

Anônimo disse...

a resposta está nos 2 elementos da segunda fileira esquerda para direita com formação de 12 notem que o 13 elemento é formado por partes de alguns elementos como o sapato do decimo personagem contando de cikma pra bnaxo e da esquerda pra direita pela bermuda do quinto tb nessa ordem pela camisa do nono elemento e a cabeça do quarto todos se encontram nesta ordeem na formação de 12 é um quebra cabeça bem dificil de decifrar mais o segredo é focar na linha e ver qual as mudanças espero ter ajudado a vcs n enlouquecerem hehe

Daniel3527 disse...

Pessoal,como ele disse olhe na foto q ele mostrou o cara 1,no momento 13,vc vai ver q ele perdeu uma parte do corpo(é só olhar na linha branca q apareceu),agora vizualize o momento 12 quando mudar e veja qual a parte dele real,agora quando for pra 13 veja pra onde foi a parte dele real,e assim por diante,até vc ver q o 13º nao tem nenhuma parte cortada,ele sempre muda sozinho,com as partes indo pra ele

rubenswanderley disse...

Muito boa a explicação. Mas tenho uma coisa a acrescentar para facilitar. Considerando o momento 12, assim que começa a movimentação da imagem, dá pra observar que existem 5 bases do lado esquerdo e 7 bases do lado direito. Da mesma forma, são 5 topos do lado esquerdo e 7 topos do lado direito. Ou seja, existem 12 carinhas completos. Com a movimentação, não há um realinhamento dos carinhas, sobrando um (o cara do asterisco).