Relembrando, o Manual 3D&T Alpha pode ser comprado por R$ 25 ou baixado de graça (oié!) no site da editora.
Mas e então, "what's new?":
- Inimigo não é mais uma Desvantagem: agora você paga por isso (agora é uma Vantagem, mané). Claro que, por isso, você ganha um singelo bônus de Habilidade +2 para lutar contra o grupo de criaturas escolhido como inimigo.
- Arma Especial não existe mais. Pois é, fiquei chocado quando percebi isso. Mas não se desespere, a verdade é que a coisa melhorou: no capítulo "Objetos Mágicos" tem uma sessão chamada "Armas Mágicas" que contém tudo que havia em Arma Especial e mais umas mudanças, mas o bom dessa mudança é que agora fica mais próximo da mecânica e fácil pro jogo de perder por aí uma Arma Mágica (ou achar, caso o mestre esteja de bom humor).
- A Vantagem Armadura Extra não pode mais ser comprada, mas pode ser conseguida por outros meios, inclusive comprando uma Armadura Mágica, do mesmo modo que uma Arma Mágica.
- Riqueza agora é mais barato (de 3 para 2 pontos) e para usá-la você gasta Pontos de Magia. É estranho olhando na primeira vez, mas se parar para pensar, até que faz sentido, principalmente para a mecânica de jogo.
- A mudança no sistema de magias é, com certeza, a maior de todas: nada mais de 6 caminhos, comprar bolinhas em cada um e o caramba. Agora você pode comprar 3 vantagens: Magia Branca, Magia Negra e Magia Elemental, que inclui os 4 elementos (água, ar, fogo, terra
e coração formam juntos o Capitão Planeta), além de Espiritual (que seria o 5º elemento?). Também tem outras vantagens como Alquimia e Elementalista, que te permite ter aptidão com um ou mais elementos. Agora o que conta para soltar magias de um ou outro nível não é mais o quanto você tem em determinado elemento, mas quantos PMs você pode gastar. - Agora a Vantagem Única Meio-Dragão agora custa 4 pontos (antes era 10!). Essa mudança foi feita para ser mais acessível a personagens jogadores, já que um personagem de campanhas medievais é feito de 5 pontos e só pode ter -3 em Desvantagens, então ele nunca ia conseguir comprar essa Vantagem Única. Isso é bacana, mas pessoalmente eu achei bem barato, já que a bendita concede a Vantagem Arcano (que também custa 4 pontos) e uma Ivulnerabilidade (que é uma puta Vantagem e totalmente incomprável). Ou seja, você paga Arcano e lega junto uma Invulnerabilidade de graça. Meio-Dragão podia ser mais caro (uns 5~6 pontos) só pra dar um peso a mais, mas tudo bem.
O 3D&T tem avançado muito. A versão Turbo já era excelente, com Pontos de Magia, níveis de Ataques Especiais e várias outras coisas, e agora com o Alpha as coisas estão ainda melhores. O 3D&T continua simples, mas está bem melhor: tapa na cara de quem sempre xingou o orgulho do RPG nacional (tá, o Trevas também é orgulho nacional, mas 3D&T é o que há).
Novo Material
O Sucesso do Manual Alpha foi tão bom que a Jambô encomendou novos materiais ao
Sobre esse último, os kits de personagem mudaram e, na minha opinião, melhoraram. Agora você não compra mais kits, pelo menos não compra o primeiro: pois é, agora dá pra ter mais de um kit. E para tê-lo você precisa cumprir algumas exigências, como possuir algumas Vantagens, Desvantagens e/ou determinados níveis em Características. Agora, mais do que antes, você recebe poderes únicos, muitas vezes que nem podem ao certo ser simulados com Vantagens e Magias. Muito legal, só aguardar pra ver.
Só pra fechar: já temos esses dois novos suplementos confirmados, mas com certeza vira muito mais coisa pela frente, como, provavelmente, um novo livro sobre Tormenta adaptado para o Alpha e com as atualizações das mudanças ocorridas em Arton nos últimos anos, especialmente com os fatos da triologia lançada.
Material Alpha-fan
Já tem muita coisa não-oficial de Alpha circulando pela internet, adaptações, novas regras, Vantagens, Desvantagems e o caramba-a-quatro. Na EL aqui você também vai encontrar esse tipo de coisa, fica tranquilo (ou não).
Mas o negócio é que o Shi Dark, (até onde eu sei) principal responsável pelo Beholder Cego (e que é muito gente fina), lançou dois livros (pois é, centenas de páginas) feitos com complementos para o Alpha:
- O Manual dos Dragões (69 páginas) é ótimo, cheio de informações sobre dragões (elementais/cromáticos, metálicos, orientais e por aí vai), seres da família dos dragões, novas Vantagens Únicas que têm relação com o tema, além de novos kits, itens, magias e muito mais. Bacana mesmo.
- O Manual da Magia (132 páginas) então nem se fala: o melhor suplemento não-oficial de 3D&T que já surgiu na face da Terra nos últimos 14,5 bilhões de anos. O livro é lotado de novas magias, uma porrada de novos itens mágicos, novas raças e um monte de coisa bacana mesmo. Quem for jogar campanhas medievais não pode deixar esse poutza sumplemento de fora.
Como vocês já devem ter visto, a gente está querendo agregar um conteúdo rpgístico aqui na Elf's Lair. Sintam-se a vontade para criticar, xingar a mãe, dar dicas, colaborar e o caramba.
O 3D&T é o sistema da casa, então não se assustem se verem ele em tudo quanto post sobre RPG. E, claro, nós desenvolveremos conteúdo para o 3D&T Alpha, então fiquem ligados e participem (não custa repetir)!
Ah, e se alguém se solidarizar e quiser ser nosso colaborador, adaptandos eventuais regras para sistemas como D20, Storyteller ou Gurps, é só falar com a gente na página de contato e correr pro abraço.
RPG Blogs
Ah, outra coisa: estamos fazendo parte agora da lista rpg.blogs, que é uma poutza lista bacana de sites de RPG . E a Elf's Lair tá lá do no meio de baita portais rpgísticos do Brasil! Imagina o nosso sorriso? =D
E a dica tá aí, entre nele, visite-o diariamente, agregue o RSS deles no seu leitor de feeds (aproveita e agrega o RSS da EL também, seu feio) e sinta-se a vontade se quiser mandar seu humilde blog pra lá.
A dica tá dada, depois não vá dizer que a gente é chato!
É isso aí. É a Elf's Lair trazendo mais conteúdo pra esse bando de nerds sem namorada que passa por aqui.
Voltem sempre, seus felas! =D
1 comentário(s):
Tio, eu não consigo baixar o manual 3d&t!
Postar um comentário