quinta-feira, 25 de junho de 2009

3D&T Alpha: O que há de novo?

O 3D&T Alpha já está entre nós há uns bons meses. Ele foi um sucesso de venda e muitos grupos estão usando ele para jogar, até eu. Mas muita gente ainda deve ter o pé atrás, pensando "pô, mais um?". Muita gente ainda não sabe que mudanças ocorreram, o que tem de diferente e tudo o mais e é isso que eu vou falar aqui nessa primeira parte do post: algumas das principais mudanças nessa nova versão. Não posso falar de todas as mudanças porque seria impossível, já que eu também não conheço todas, mas depois de passar uma semana convivendo no fórum da Jambô discutindo e conversando, já deu pra pegar muita coisa.
Relembrando, o Manual 3D&T Alpha pode ser comprado por R$ 25 ou baixado de graça (oié!) no site da editora.
Mas e então, "what's new?":
  •  Inimigo não é mais uma Desvantagem: agora você paga por isso (agora é uma Vantagem, mané). Claro que, por isso, você ganha um singelo bônus de Habilidade +2 para lutar contra o grupo de criaturas escolhido como inimigo.
  • Arma Especial não existe mais. Pois é, fiquei chocado quando percebi isso. Mas não se desespere, a verdade é que a coisa melhorou: no capítulo "Objetos Mágicos" tem uma sessão chamada "Armas Mágicas" que contém tudo que havia em Arma Especial e mais umas mudanças, mas o bom dessa mudança é que agora fica mais próximo da mecânica e fácil pro jogo de perder por aí uma Arma Mágica (ou achar, caso o mestre esteja de bom humor).
  • A Vantagem Armadura Extra não pode mais ser comprada, mas pode ser conseguida por outros meios, inclusive comprando uma Armadura Mágica, do mesmo modo que uma Arma Mágica.
  • Riqueza agora é mais barato (de 3 para 2 pontos) e para usá-la você gasta Pontos de Magia. É estranho olhando na primeira vez, mas se parar para pensar, até que faz sentido, principalmente para a mecânica de jogo.
  • A mudança no sistema de magias é, com certeza, a maior de todas: nada mais de 6 caminhos, comprar bolinhas em cada um e o caramba. Agora você pode comprar 3 vantagens: Magia Branca, Magia Negra e Magia Elemental, que inclui os 4 elementos (água, ar, fogo, terra e coração formam juntos o Capitão Planeta), além de Espiritual (que seria o 5º elemento?). Também tem outras vantagens como Alquimia e Elementalista, que te permite ter aptidão com um ou mais elementos. Agora o que conta para soltar magias de um ou outro nível não é mais o quanto você tem em determinado elemento, mas quantos PMs você pode gastar.
  • Agora a Vantagem Única Meio-Dragão agora custa 4 pontos (antes era 10!). Essa mudança foi feita para ser mais acessível a personagens jogadores, já que um personagem de campanhas medievais é feito de 5 pontos e só pode ter -3 em Desvantagens, então ele nunca ia conseguir comprar essa Vantagem Única. Isso é bacana, mas pessoalmente eu achei bem barato, já que a bendita concede a Vantagem Arcano (que também custa 4 pontos) e uma Ivulnerabilidade (que é uma puta Vantagem e totalmente incomprável). Ou seja, você paga Arcano e lega junto uma Invulnerabilidade de graça. Meio-Dragão podia ser mais caro (uns 5~6 pontos) só pra dar um peso a mais, mas tudo bem.
Essas são algumas das mudanças que eu quis comentar. Como eu faço parte daquele grupo de tresdetiístas hardcores-xiítas, eu me dou o direito de comentar (obrigado!): no geral eu achei as mudanças muito boas, ajudam a balancear algumas coisas, facilitam outras e deixam o jogo melhor do que já era.
O 3D&T tem avançado muito. A versão Turbo já era excelente, com Pontos de Magia, níveis de Ataques Especiais e várias outras coisas, e agora com o Alpha as coisas estão ainda melhores. O 3D&T continua simples, mas está bem melhor: tapa na cara de quem sempre xingou o orgulho do RPG nacional (tá, o Trevas também é orgulho nacional, mas 3D&T é o que há).

Novo Material
O Sucesso do Manual Alpha foi tão bom que a Jambô encomendou novos materiais ao Capitão Ninja Cassaro. No site deles tem um cronograma com os próximos lançamentos da editora e dá para ver lá na lista um novo Manual dos Montros e um novo Manual do Aventureiro.
Sobre esse último, os kits de personagem mudaram e, na minha opinião, melhoraram. Agora você não compra mais kits, pelo menos não compra o primeiro: pois é, agora dá pra ter mais de um kit. E para tê-lo você precisa cumprir algumas exigências, como possuir algumas Vantagens, Desvantagens e/ou determinados níveis em Características. Agora, mais do que antes, você recebe poderes únicos, muitas vezes que nem podem ao certo ser simulados com Vantagens e Magias. Muito legal, só aguardar pra ver.
Só pra fechar: já temos esses dois novos suplementos confirmados, mas com certeza vira muito mais coisa pela frente, como, provavelmente, um novo livro sobre Tormenta adaptado para o Alpha e com as atualizações das mudanças ocorridas em Arton nos últimos anos, especialmente com os fatos da triologia lançada.

Material Alpha-fan
Já tem muita coisa não-oficial de Alpha circulando pela internet, adaptações, novas regras, Vantagens, Desvantagems e o caramba-a-quatro. Na EL aqui você também vai encontrar esse tipo de coisa, fica tranquilo (ou não).
Mas o negócio é que o Shi Dark, (até onde eu sei) principal responsável pelo Beholder Cego (e que é muito gente fina), lançou dois livros (pois é, centenas de páginas) feitos com complementos para o Alpha:
  • O Manual dos Dragões (69 páginas) é ótimo, cheio de informações sobre dragões (elementais/cromáticos, metálicos, orientais e por aí vai), seres da família dos dragões, novas Vantagens Únicas que têm relação com o tema, além de novos kits, itens, magias e muito mais. Bacana mesmo.
  • O Manual da Magia (132 páginas) então nem se fala: o melhor suplemento não-oficial de 3D&T que já surgiu na face da Terra nos últimos 14,5 bilhões de anos. O livro é lotado de novas magias, uma porrada de novos itens mágicos, novas raças e um monte de coisa bacana mesmo. Quem for jogar campanhas medievais não pode deixar esse poutza sumplemento de fora.
RPG na EL
Como vocês já devem ter visto, a gente está querendo agregar um conteúdo rpgístico aqui na Elf's Lair. Sintam-se a vontade para criticar, xingar a mãe, dar dicas, colaborar e o caramba.
O 3D&T é o sistema da casa, então não se assustem se verem ele em tudo quanto post sobre RPG. E, claro, nós desenvolveremos conteúdo para o 3D&T Alpha, então fiquem ligados e participem (não custa repetir)!
Ah, e se alguém se solidarizar e quiser ser nosso colaborador, adaptandos eventuais regras para sistemas como D20, Storyteller ou Gurps, é só falar com a gente na página de contato e correr pro abraço.

RPG Blogs
Ah, outra coisa: estamos fazendo parte agora da lista rpg.blogs, que é uma poutza lista bacana de sites de RPG . E a Elf's Lair tá lá do no meio de baita portais rpgísticos do Brasil! Imagina o nosso sorriso? =D
E a dica tá aí, entre nele, visite-o diariamente, agregue o RSS deles no seu leitor de feeds (aproveita e agrega o RSS da EL também, seu feio) e sinta-se a vontade se quiser mandar seu humilde blog pra lá.
A dica tá dada, depois não vá dizer que a gente é chato!

É isso aí. É a Elf's Lair trazendo mais conteúdo pra esse bando de nerds sem namorada que passa por aqui.
Voltem sempre, seus felas! =D

1 comentário(s):

Sobrinho disse...

Tio, eu não consigo baixar o manual 3d&t!