segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Sai o novo 3D&T

A Jambô Editora já lançou o aguardadíssimo (pelo menos aqui na EL) 3D&T Alpha, que nós já tinhamos comentado aqui há algumas semanas. No site de lançamento você encontra um link para comprar o manual (R$25, frete grátis) e também um link para baixar o dito cujo. Isso mesmo, Jãozinho, você pode baixar o livro inteirinho em PDF sem custo nenhum, direto do site da editora! Enfim, parece que já estamos megulhando nos novos tempos. O Radiohead e seu CD virtual que se segurem.
Além disso, você também encontra por lá duas fichas de personagem (a oficial e uma alternativa bem interessante) e dois artigos bacanas pra ler: um chamado "a volta de 3D&T", que a gente já tinha divulgado antes e que também está incluso nas primeiras páginas do manual, e um outro chamado "os bastidores de 3D&T", ambos bem legais de ler e esclaressem algumas coisas.

Manual widescreen. Todo moderninho...

Vamos agora comentar o nosso novo brinquedinho. Tem muitas ilustrações, muitas velhas (mas ainda assim, boas) e muitas outras novas. No início tem umas coisas bem legais, mas que não fogem muito dos anteriores. Mesmo assim dá pra sentir umas melhorias.
Ele tem 55 vantagens e 24 desvantagens (Jãozinho: 55+24=79), contra 66 vantagens e desvantagens do antigo Manual Ampliado e Turbinado. Entre as novas vantagens, algumas bem interessantes, como "elementalista" e "alquimista", que tem a cara de FullMetal Alchemist, lembrando que a Elf's Lair já lançou há anos uma adaptação que, modéstia à parte, ficou do cacete. Também tem vantagens que foram modificadas, como "riqueza", que ficou mais barata e bem mais interessante. Tô até vendo uma enxurrada de personagens ricos. Por mim ela ficaria com o mesmo preço de antes (3 pontos), mas com essa mecânica nova aí, que é bem legal. No meio das desvantagens também tem novas como "deficiência física" e "poder vergonhos" que são novas e ajudam a partida ficar mais divertida. No geral, essa parte ficou bem legal e eu só senti falta das vantagens do suplemento U.F.O. Team, que são muito úteis em ambientes superpoderosos e/ou sem magia.
Agora temos 35 vantagens únicas, contra o já impressionante número de 28 vantagens únicas no anterior. Tem muita coisa nova como "alien" (que não quer dizer ET), "kekomono" (sabe aquelas pessoas com orelhae rabo de gato que você nos mangás? então...), novos seres sobrenarais (como "anjo" e "demônio") e novos tipos de construtos (como "meio-construto" e "robô positrônico", Assimov rulez!).
Na parte de magia tem novidades, fazendo distinções entre a magia branca (cura e suporte), negra (necromancia e esse tipo de coisa capetística) e elemental (água, terra, fogo, ar e o capitão planeta espiritual/mental). Também tem magias novas, mas eu não perdi muito tempo tentando lebrar o que é novidade e o que não é.
Por fim também tem um monte de objetos mágicos, uns mechas (robôs gigantes!), novas escalas de poder e alguns acréscimo bacanas no final. No geral é muita coisa igual, muita coisa remodelada e alguma coisa nova. Se compensa ou não comprar, depende muito de cada um. Eu tenho dois manuais aqui (o primeirinho de todos e o ampliado e turbinado) e não sei se compraria esse manual novo. Num futuro, talvez, mas por enquanto eu me contento com a versão oficial em PDF. =D

0 comentário(s):