sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Pro Evolution Soccer 2009

E finalmente saiu a resenha do game mais esperado do ano (pelo menos por mim, vai!): Pro Evolution Soccer 2009!
Lançado no final de Outubro e no começo de Novembro (de acordo com a plataforma), PES2009 é a nova aposta da Konami para bater a eterna rival EA Games e seu simulador de futebol, Fifa 2009, que vinha de 2 anos de visível ascenção no gosto dos gamers de plantão.
Fiz a resenha do Fifa 2009, que você pode conferir aqui, comparando com seu antecessor, Fifa 2008. Mas como já temos as duas versões 2009, vou fazer um comparativo entre Fifa e PES, mostrando o que há de melhor entre as duas versões.

A primeira mudança que se nota é o menu. O PES2009 voltou as antigas e fez um menu que fica mais simples, rápido e fácil de se mexer. Melhor que o do Fifa.
Quanto aos times, o Fifa SEMPRE vai levar a melhor, pois tem todas as ligas importantes do mundo, enquanto o PES mal tem as licenças completas das ligas inglesas e espanhola, por exemplo.
Na jogabilidade PES ganha novamente. Os movimentos são bem mais rápidos e reais que os do Fifa deixando o jogo mais "lá e cá" do que só um confronto de meio de campo. É preciso saber atacar e defender com igualdade. Os jogadores são bem reais e com características bem próximas dos jogadores da realidade. Kaká, por exemplo, corre como uma égua e tem controle de bola perfeito, enquanto Ronaldinho Gaúcho é "liso" pra driblar e o Ronaldo erra 99% das tentativas de cabeçada.

Nos modos de jogo, praticamente um empate técnico.
Fifa leva a melhor com o modo online, onde jogam 10 contra 10 e não 4 contra 4 (ô manhê! me dá um Xbox?), como no PES, e no modo Be a Pro, que é mais fácil de lidar do que o do rivel.
Já o PES leva a melhor na eterna e completa Master League, assim como no modo World Tour, que é bem mais cativante que os modos Challenge, do Fifa.
Em gráficos, quase nenhuma alteração.

Com um empate quase geral, o que vai decidir é a diversão.
As noites dos membros da EL, quando são em frente ao video game é com o... ... ... Pro Evolution Soccer.
É fato que a diferença entre as duas marcas diminuiu demais, porém o PES segue proporcionando melhores momentos aos viciados.

Portanto, se quiser, siga os conselhos do bDot e gaste seu dinheiro com o PES2009.
=)

0 comentário(s):