segunda-feira, 7 de junho de 2010

Os Dióscuros

Há um mês o tema da Iniciativa 3D&T foi sobre divindades. E como eu estou pescando alguns temas antigos pra atualizar o blog, resolvi começar por esse. Na nossa brincadeira de 1º de Abril (que aliás, tem repercutido até hoje), uma das coisas anunciadas no novo manual (de mentirinha) eram os Throwgods. Essa raça simplesmente saiu do nada. Peguei umas palavras com pronúncia legal do inglês e criei uma nova palavra que não tem o menor sentido, aí criei uma raça baseada nela. Acabei gostando e prometi que ainda ia postar algo sobre isso, mas antes eu precisava de um nome melhor.

Dióscuro (4 pts)
Os dióscuros são semi-deuses, filhos daqueles que governam os mundos e os tempos. A palavra "dióscuro" vem do grego e significa algo em como "filho de deus". Eles também podem ser conhecidos por outros nomes, como throwgods, significando aqueles que foram lançados pelos deuses. Entre os semi-deuses mais famosos, temos Hércules, Perseu, Gilgamesh, Enéias e os recém-criados Kratos e Percy Jackson, além de todos os Scions.
E, se você nunca leu nada sobre mitologia, talvez esteja se perguntando o que raios é um semi-deus. Um semi-deus é o filho de um deus (ou deusa) e um mortal. A criança muitas vezes nasce sem saber de sua descendência divina e cresce como uma pessoa qualquer. Mas um semi-deus é dotado de grandes poderes e é impossível viver sem nunca se atentar a isso. Eles possuem os mais variados poderes, sempre ligados aos poderes de seus pais.
E porque eles surgem? Isso, só os deuses podem responder. Mas existem duas grandes vertentes sobre a criação de semi-deuses: A primeira é que eles têm a finalidade de se tornarem soldados de seus pais, batalhando na grande guerra entre as forças divinas e as forças do caos (titãs, gigantes, trolls, asuras etc). E, dependendo do seu desempenho, alguns podem até mesmo ascender a um grau mais elevado de poder e existência. Já a segunda vertente sobre a criação dos semi-deuses é bem mais simples; ela diz que os semi-deuses existem porque os deuses são muito insensatos, irresponsáveis e festeiros, sempre atrás de boa comida, música alegre e belas acompanhantes. Aí o resultado disso tudo é uma pequena criança com poderes inimagináveis.


Em termos de jogo, os dióscuros tem grande semelhança com os meio-dragões. Suas habilidades são bem semelhantes e eles são muito temidos. A diferença é que, enquanto um meio-dragão é filho de um monstro bestial que raramente tem boas intenções, um semi-deus é filho de, oras bolas, um deus! Esse deus progenitor pode ser bom ou mal, pacífico ou guerreiro, homem ou mulher, poderoso ou fraco, transcendental ou não. Um semi-deus pode seguir o caminho do pai, seja como paladino, clérigo ou com qualquer outra profissão. Mas ele também pode negligenciar seu pai ou até se rebelar contra o próprio. Claro que se rebelar contra um deus é infinitamente mais perigoso que se rebelar contra um dragão, mas é bem provável que os deuses sejam mais compreensivos ou, pelo menos, menos interessados nisso. Um semi-deus pode viver negligenciado pelo pai (o filho gostando disso ou não) ou então pode ser arrastado por ele para dentro de uma trama cósmica onde ele é muitas vezes um mero peão.
  • Invulnerabilidade: um semi-deus recebe 3 pontos para comprar uma invulnerabilidade qualquer (mas apenas uma). As invulnerabilidades e seus valores podem ser encontradas na página 121 do Manual Alpha. Ou então ele pode se abster desse benefício e ganhar +2 em Força.
  • Arcano: Semi-deuses tem grande poder mágico dentro de si. Eles recebem a vantagem Arcano gratuitamente.
  • Maldição: um semi-deus está fadado a ter problemas em seu caminho. Seja seu pai o colocando no meio de intrigas, seja outros deuses rivais de seu pai tentando te jogar contra ele ou então se vingando dele em você. Podem ser também clérigos ou paladinos vindo atrás de você (sejam servos do seu pai ou de inimigos deles). Outras forças também podem estar interessadas em você, como titãs, asuras, anjos, demônios, cultistas doidos etc. A verdade é que um dióscuro nunca terá sossego.
  • Magia: O semi-deus recebe uma magia adicional e pode lançá-la por metade dos PMs necessários (não sendo cumulativo com Elementalista, Alquimista ou nenhum outro redutor). Além disso, ele ignora quaisquer pré-requisitos da magia (como Clericato, entre outros). Essa magia deve ter relação com o portfólio de poderes do deus-pai. O jogador pode escolhê-la, mas o mestre é quem permite ou não.
E esses são os dióscuros. Ou throwgods, como eu sempre vou lembrar (e rir, por causa das histórias daquele post). Filhos dos deuses, meio mortais, meio divinos, com vidas humanas e presos a tramas cósmicas.
Que tal conhecer agora outros posts da Iniciativa 3D&T acerca do mesmo tema?
Você também pode clicar aqui e conferir os artigos anteriores da Iniciativa 3D&T.

PS: O Uchiha Dan publicou recentemente uma matéria sobre semi-deuses, baseado nos livros de Percy Jackson. Vale a pena a visita.

4 comentário(s):

zoreba disse...

heeey, bocês voltaram :D
Continuo sem ter aprendido nada além do 3D&T basico,mas gosto bastante das adaptações, ao menos seio bastante pra entender,e ja ta otimo!

Ásbel disse...

hauhuahua
valeu, zoreba!
bom ver você aqui também...
é, tentamos voltar.. vamos ver ;)

como assim, só o básico? e tem 3D&T avançado onde? haha
abraço!

zoreba disse...

Claro que tem avançado!
Eu sou dos tempos em que se rolavam um dado por ponto em força pra dano!
Da ultima vez que vi ja tavam com FA e FD!
Lembro de não curtir tanto, agi tava super valorizada.

Mas o que me interessa mesmo é a adaptação que vocês fazem,e não as regras em si.

Acho que esqueci, bem vindos de volta!

Ásbel disse...

FA e FD é o básico agora.. haha

Agilidade? Num é Habilidade? haha
Olha, em lutas bate-defende-bate-defende, sim, a Habilidade é super valorizada.
Mas o grande lance é criar situações diferentes de combate, com ataques surpresos, paralisias, ataques especiais etc, junto com inimigos que precisam de estratégia para serem vencidos. Aí outras características e vantagens podem contar muito e a habilidade volta pro lugar dela.

Bem, se quiser ler algo mais "avançado" sobre o tema, leia esse post meu no Defensores:
http://defensores.inominattus.com/2010/06/11/desvalorizando-a-habilidade-e-reformulando-o-sistema-de-combate/

haha
Valeu, zoreba!
vou tentar não demorar para postar de novo... ;)