Reflexão introdutória: todos já assistimos algum desenho onde, em determinado episódio, os personagens deixam seus afazeres normais e partem para um lugar diferente, atrás de aventuras diferentes. Além disso, há os clássicos episódios do Chaves em Acapulco. É a mesma turma aprontando as mesmas de sempre, mas em um ambiente diferente, interagindo com situações e pessoas diferentes. Tem o sol, a praia, a piscina, o garçom desajeitado, enfim, vários elementos diferentes do habitual e dando margem para coisas diferentes acontecerem, por isso esse episódio é tão especial. Agora vamos voltar à bom e velha fantasia medieval.
Muitos personagens são trabalhadores autônomos: o guerreiro mercenário, o bardo errante, o ranger peregrino e assim por diante. Já outros são trabalhadores assalariados, servindo uma hierarquia e trabalhando com um patrão fixo, como pode ser o caso de o guerreiro de um exército, o clérigo de uma igreja, o mago de uma ordem, o bardo para um nobre e vários outros casos. Mas seja no caso do herói sem patrão fixo ou do com carteira assinada, todos são filhos de Deus (ou de Khalmyr) e precisam descansar!
Soa meio estranho pensar em férias para heróis medievais, já que, naquela época, esse conceito nem existia. No nosso mundo, a ideia de férias veio de brinde com a revolução industrial (não sem a reclamação de patrões inescrupulosos), mas podemos tomar uma licença poética e assumir que no nosso mundo de campanha os heróis também tem esse direito de descansar as canelas.
E qual seria um destino interessante para os heróis? Vamos lançar algumas sugestões:
- Ambiente relaxante, como um pequeno vilarejo, uma casa no campo, nas montanhas ou na praia.
- Um grande centro, com oportunidades de diversão e compras. Ideal se os heróis buscam um pouco de calor humano depois de muitas aventuras em ermos isolados.
- Conhecer culturas exóticas ou peregrinações para locais diferentes do conhecido por eles, como cidades antigas, sítios arqueológicos e povoados peculiares e isolados.
- Ir visitar as raízes: a cidade onde cresceu, a família, algum primo distante ou qualquer coisa nesse sentido.
Pronto, agora já dá pra ter uma ideia de onde a aventura de férias pode ocorrer. Se fosse em Arton, um bom lugar para se conhecer seria Vectora, onde os heróis poderiam ter contatos com pessoas e lugares bem exóticos, além de poder fazer compras e passear um pouco. Quem sabe descendo num lugar mais calmo para aproveitar o restante das férias, como Hongari e as colinas dos bons halflings.
Que tal umas férias depois de salvar o mundo? |
Para começar, talvez fosse melhor não arquitetar nenhuma campanha extensa. É um período de férias pros personagens e também seria bom deixar os jogadores descansar, com aventuras mais curtas, sem tramas extensas. Outro ponto é tentar mantê-los juntos, ou não. Aí vai de cada mestre. Se tiver facilidade para conduzir aventuras paralelas sem ser cansativo com os demais, faça. Se não, tente mantê-los juntos ou no máximo os dividindo em pequenos grupos.
E que tipo de aventura seria bacana? Vamos sugerir algumas coisas:
- Lutas sem equipamentos. Já que o objetivo é descansar, talvez o guerreiro tenha deixado sua armadura e seu escudo em casa, o mago tenha deixado seus livros e sua varinha, o bardo deixou sua viola e aí em diante. Faça-os ser obrigados a lutar sem armas e, portanto, sem seu tipo de dano habitual, recebendo penalidades por isso. Também é possível aplicar uma penalidade de -1 na Armadura caso um guerreiro ou paladino resolver deixar a armadura em casa. Se algum personagem tiver Fetiche, faça com que deixe-o para trás. Se tiver Restrição de Poder, seria uma boa ter essa restrição no local de destino. se tiverem armas ou itens mágicos, certifique-se de que todos os deixaram trancados num baú antes de sair. E assim por diante. Deixe-os assustados sem seus equipamentos de trabalho e tendo que resolver os problemas comuns de maneira diferente. Só não se esqueça de pegar leve nas brigas, afinal, eles estão sofrendo penalidades.
- Ainda dentro da ideia anterior, é possível criar situações interessantes com os personagens seus seus equipamentos habituais. Talvez o guerreiro possa se sentir fraco sem seu escudo mágico e sua espada +3, então numa determinada situação ele pode acabar agindo como um ladino ou até arriscando ler alguns pergaminhos e dar uma de mago. Talvez o mago esteja sem sua varinha e seus livros, então tenha que lutar com uma espada enferrujada que encontrou. E aí em diante: dê a eles situações inusitadas e chance de fazer coisas diferentes do comum.
- São férias, então talvez seja bacana maneirar um pouco nas lutas. Dê a eles situações diferentes. Teste um mini-game novo, a mecânica de algum esporte ou jogos.
- Deixe-os conduzir a coisa. Se eles querem ir a um lugar para fazer compras e pechinchar por itens novos, deixe-os ir (talvez não sem antes passar por algum desafio). Mas pense em como eles desejaram esse momento de paz para resolver algumas coisas para seus personagens, então lhes dê essa oportunidade.
- Explore o roleplay. Se eles estão livres para fazer o que querem, é uma boa oportunidade para explorar um pouco mais a interpretação dos personagens, seja em uma grande feira cheia de oportunidades interessantes ou até mesmo desenvolver os personagens juntos com suas famílias.
Essa é uma oportunidade de fazer diferente. Depois de uma boa aventura de férias, os jogadores vão querer mais, mas lembre-os que agora eles têm mais um ano de trabalho árduo pela frente. Mas quem sabe no ano que vem?
Agora que já tem mais ou menos uma ideia do que fazer nas férias dos personagens, que tal aproveitar e relaxar um pouco mais lendo outros artigos da Iniciativa 3D&T? Confira os nossos parceiros:
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