sábado, 9 de maio de 2009

EL Esporte Clube - Brasileirão 2009




Boa tarde pessoal!

A coluna Elf's Lair Esporte Clube de hoje trata do tão esperado Campeonato Brasileiro 2009, que começa daqui a pouco, e promete ser um dos mais disputados da história. Os times estão aparentemente em um nível muito igual, e o melhor de tudo, em um nível muito alto.
Infelizmente ainda não temos como ter uma base sólida para avaliar os times, pois o nível de todos os Estaduais é muito baixo. Sim, TODOS os estaduais.

Posso queimar minha língua. Nem ligo se queimar. Mas ao começar a analisar os times principais deixei muita gente grande de fora. Na minha opinião, a parte de baixo da tabela vai ser ocupada pelos times do Paraná (Coritiba e Atlético - PR, que sempre fazem campanhas irregulares), Fluminense (mesmo com Parreira e Fred o time é MUITO ruim), Botafogo (se perder o Maicosuel, esquece), Goiás (também regular), Atlético - MG (só tem o Tardelli, de time grande só enfrentou o Cruzeiro e não ganhou nenhuma, na Copa do Brasil ia aos trancos e foi eliminado), Vitória (não tem um grande time), Náutico (sempre está nessa parte da tabela), além dos 3 times que subiram com o Corinthians (Santo André, Avaí e Barueri, que são incógnitas na série A).

Já os times em que eu apostaria algum trocado, são 9 (na ordem alfabética, pra não dar problema).


Corinthians - Destaques do time: Chicão, André Santos, Cristian, Elias, Dentinho e Ronaldo.
Qualquer time que tem o Ronaldo é favorito. Ainda mais quando o Ronaldo joga bem, e a fase do Gordinho é das melhores. Campeão Paulista invicto (estadual de melhor nível do país), apenas uma derrota no ano, e embalado pela ótima campanha na Série B do ano passado, podemos considerar o Corinthians como um dos 5 times favoritos ao título. Goleiro de bom nível, defesa sólida e que marca gols (Chicão é ótimo em bolas paradas, sem falar em André Santos), volantes que estão comendo a bola, meias sumidos porém de qualidade, e um ataque com várias opções. Um ataque com Ronaldo. Ah, Ronaldo...
Ponto(s) fraco(s): a janela de transferências no meio do ano pode desmontar a base do time. Felipe, Chicão, André Santos, Elias, Dentinho e até Ronaldo podem deixar o Parque São Jorge, além de peças para a composição do elenco. Outra ponto considerável é a fragilidade física de alguns jogadores. Não é raro ver Dentinho e Douglas no departamento médico, e tomara que nada aconteça ao Ronaldo.

Cruzeiro - Destaques do time: Sorín, Athirson, Ramires, Marquinhos Paraná, Kleber e Wagner.
Outro campeão estadual invicto (campeonato mais fácil, fato), o time do Cruzeiro é experiente e apresenta um futebol compacto. A juventude e genialidade de Ramires no meio campo (Seleção nele, Dunga), a experiência e polivalência de Sorín e Athirson, jogadores que jogam muita bola e aparecem pouco (Marquinho Paraná, Fabrício e Leo Fortunato) e um ótimo ataque com Wagner, Kleber (incrível o estilo de jogo guerreiro, similar a Tevez ou Rooney), Wellington Paulista e Soares. O time ainda participa da Libertadores, o que dá maturidade e respeito ao time.
Ponto(s) fraco(s): a janela de transferências deve afetar o Cruzeiro, que depende muito de Ramires, que a muito é desejado pelos times do exterior. O pavio curto de Kleber pode prejudicar o time, já que hoje ele é a principal fonte de gols do time.

Flamengo - Destaques do time: Bruno, Ronaldo Angelim, Leo Moura, Juan, Kleberson, Ibson e Adriano.
Tri Campeão Estadual, recém classificado na Copa do Brasil (boa partida contra o Fortaleza) e com a contratação de Adriano, o Flamengo chega com moral para a disputa do Campeonato Brasileiro. A dois anos o Flamengo está na parte de cima da tabela e mantém uma estabilidade que a muito não se via na Gávea. A base do time é a mesma dos anos anteriores, o que facilita no entrosamento e na experiência. Defesa competente, laterais que apoiam bastante, meio campo em ótima fase e, com Adriano, um atacante de referência que a muito o Flamengo não teve (último grande atacante que passou pelo Fla foi Romário).
Ponto(s) Fraco(s): O meio do ano pode ser cruel para o Fla. A crise financeira pode obrigar o time a vender peças chaves como Bruno e Juan, além de provavelmente perder Ibson, que é emprestado pelo Porto. Para piorar a situação, o Flamengo tem poucas opções no banco, que não te dá variedade para a zaga / laterais, possui jogadores poucos experientes, além de atacantes instáveis, como Obina e Josiel.

Grêmio - Destaques do time: Vitor, Réver, Tcheco, Souza, Maxi Lopez e Alex Mineiro.
Time de melhor campanha na Libertadores, o Grêmio promete. Apesar de um Campeonato Gaúcho péssimo e retrospecto negativo contra o Inter, a maneira em que jogam na competição sulamericana é um espetáculo. A partida do meio de semana mostrou isso. Maxi Lopez e Souza vem comendo a bola e jogando tudo que sabem. O goleiro é ótimo (melhor do Brasileiro passado), zagueiros no consagrado estilo gaúcho, Tcheco que lidera o time. Não devemos esquecer também de Alex Mineiro, que quando o assunto é campeonato Brasileiro, ele sabe fazer gols. O time ainda não tem técnico definido, mas está acertado com o ótimo Paulo Autuori, sem dúvidas.
Ponto(s) Fraco(s): É um time instável, evidenciado na diferença entre o time no Campeonato Gaúcho e na Libertadores. É um time com jogadores de mais idade, podendo ser prejudicado por lesões. O fato de jogar dois campeonatos importantes juntos pode prejudicar o time no início do Brasileirão, como fez o Fluminense ano passado.

Internacional - Destaques do time: Índio, Magrão, Guiñazu, D'Alessandro, Nilmar e Taison.
Atualmente o melhor time do Brasil. Precisa falar mais? Cães de guarda na defesa, meio campo competente, time jovem e experiente, e o ataque que mais marca gols no Brasil. E não só o ataque. Índio tem feito gols muito importantes, assim como Magrão (vide jogo contra Grêmio, no Gauchão). Campeão INVICTO do Estadual, aplicando várias goleadas por onde passa, vai ter um desafio de verdade agora no Brasileiro, além dos dois confrontos com o Flamengo na Copa do Brasil. Cuidado com D'Alessandro, Taison e Nilmar.
Ponto(s) Fraco(s): Eu não vejo, e você? Seria repetitivo falar da janela de transferências.

Palmeiras - Destaques do time: Marcos, Armero, Pierre, Diego Souza, Cleiton Xavier e Keirrison.
São Marcos no gol. Pierre é uma cola em qualquer bom jogador adversário. Diego Souza é literalmente o novo Edmundo (competente e sem cabeça). A melhor contratação do time, Armero. Um monstro na defesa, ataque e todo o resto. A segunda melhor contratação, Cleiton Xavier. Rápido, inteligente e decisivo... ajudou muito o Palmeiras no começo do ano, e voltou a jogar muito quando o time precisou dele na Libertadores. Terceira melhor contratação: Keirrison. Fez muitos gols no começo do ano, está numa fase horrível, mas quando voltar a fazer gols... Segura!
Ponto(s) Fraco(s): A defesa é MUITO ruim.

Santos - Destaques do time: Fábio Costa, Rodrigo Souto, Madson, Paulo Henrique, Neymar e Kléber Pereira.
Após um péssimo campeonato no ano passado, o Santos mudou. E pra melhor. Manteve as peças principais do elenco, como Fábio Costa, o meia Rodrigo Souto, e o artilheiro Kleber Pereira, líderes da recuperação santista no ano passado. Trocou de treinador, e o jovem Vagner Mancini é arrojado e tem vontade de ganhar. O time contratou boas peças, como Luizinho e Mádson, um dos destaques do time até agora. Além deles, tem o competente Paulo Henrique e a promessa Neymar.
Ponto(s) Fraco(s): Time ainda está em formação. Não fez frente ao Corinthians na final do Paulistão e foi ridiculamente eliminado da Copa do Brasil pelo CSA-AL.

São Paulo - Destaques do time: Miranda, Jean, Hernanes, Borges, Dagoberto e Washington.
A fase do São Paulo não é das melhores, mas o time sabe jogar Campeonato Brasileiro. Eles vem ganhando tudo ultimamente, é um time estruturado, técnico ótimo, jogadores de nível de Seleção e o mais importante: tem dinheiro. É o time com a melhor estrutura no país, deixando os jogadores preparados e motivados para ter um melhor desempenho. Jean tem jogado um bolão, Jorge Wagner é o melhor cobrador de faltas (cruzadas na área) e escanteios do país, e tem ótimas opções nas jogadas aéreas. Washington é matador, Borges e Dagoberto são rápidos e compõe o ataque com muita força.
Ponto(s) Fraco(s): Rogério Ceni, apesar de fase ruim, fecha o gol e vai ficar fora por boa parte do campeonato. A defesa é frágil e tem perdido muitos jogadores.

Sport - Destaques do time: Magrão, Durval, Dutra, Paulo Baier, Ciro e Vandinho.
O Sport vem sempre surpreendendo a muitos anos, é um time regular e muito competente. Não é a toa que ganhou a Copa do Brasil no ano passado, e vem fazendo ótima campanha na Libertadores, onde se classificou em primeiro no "grupo da morte", que contava com o Palmeiras, LDU e Colo Colo. Time experiente e com muito fôlego, tem Paulo Baier como maestro, Vandinho e Ciro no ataque. Nelsinho Batista no banco é idolatrado pela torcida. A Ilha do Retiro é um caldeirão.
Ponto(s) Fraco(s): Times de fora do eixo principal do futebol nacional são historicamente prejudicados pela arbitragem. Fiquem de olho.

0 comentário(s):