segunda-feira, 14 de abril de 2008

Sites de relacionamento

A grande pegada da Web 2.0 é que quem usa a internet não dá mais a mínima pra página de entrada do servidor (isso pra quem ainda tem servidor com página de entrada e portal de notícias). Você lê o que quer aonde quer, não importa se é na página do jornal mais vendido do mundo/país/estado ou se é no blog do seu vizinho bêbado (o meu é).
Mas a bênção da Web 2.0 não se restringe a apenas notícias. Não, não, meu caro texugo. Ela está recheada de coisas novas e bacanas que os seus pais nunca sonharam que pudesse acontecer, coisas que fariam seus avós pensarem que seu computador foi possuído por um ser das trevas (e em alguns casos eles podem estar certos). Essa nova internet é recheada de sites de vídeos, de compartilhamento de arquivos, de fotos pessoais e conteúdo criado por gente bobinha, como eu ou você - e esse blog é um exemplo disso. Para quê ver a opinião de um repórter do New York Times sobre um determinado assunto se ele foi pago pra dizer aquilo lá sem a menor espontaneidade, quando você pode ter uma opinição sincera (e, porquê não, singela?) de alguém que sabe mesmo do que está falando (ou mesmo que não saiba, mas que gostaria muito de saber e fala assim mesmo)?
E, entre tantas novidades e possibilidades num meio onde não somos mais covidados a consumir, mas convocados a produzir, estão várias alternativas de interação, sendo os sites de relacionamento uma das mais populares. Enfim chegamos no tema deste post.


Não estamos falando aqui de sites de relacionamento que você já cansou de ouvir, de entrar e de bisbilhotar a vida alheia. Não estou falando do Orkut, do Facebook, do MySpace ou de centenas de outros sites genéricos que ninguém com o mínimo de dignidade faz questão de visitar.
Eu quero só citar e apresentar quatro sites de relacionamento que trabalham dentro de propóstas menos ambiciosas que agregar todos os habitantes do planeta Terra, mas apenas alguns deles.

Flickr - Sim, ele é um site de relacionamento. Você pode achar que é apenas um banco de fotos e imagens comunitário (e não deixa de ser), mas muita gente usa ele como se fosse um segundo Orkut, mantendo contato com amigos e conhecendo gente nova.

Kongregate - Um site de relacionamento diferente, focado em jogos on-line criados no Flash (daqueles que você e eu adoramos). Lá existem dezenas de clássicos dos joguinhos de internet e muitos das novas manias aparecerão por lá.

DeviantArt - Até hoje eu não descobri o que significa "deviant", mas esse site é incrível. Uma comunidade de relacionamento voltada para o lado artístico que todos temos (não estou falando de lados artísticos como do Clodovil). Então você desenha? Pinta? Tira fotos? Escreve textos? Poesias? Dança axé só de tanguinha? Então lá é o seu lugar.

LastFM - A rádio virtual mais ouvida no mundo é um site de relacionamento. É muito bacana, cheio de recursos. É perfeito pra quem adora ouvir música no PC (e, principalmente, quem já enjoôu das milhões músicas que tem).

Existem bilhões de outros sites de relacionamento focados em milhões de coisas diferentes. O Google Maps mesmo permite compartilhar mapas e roteiros, só pra dar um exemplo.
Bem, depois dessa você não tem mais desculpa pra não saber das possibilidades que estão há alguns cliques de distância. Com meia dúzia de sites você compartilha seus gostos com seus amigos, além de ouvir música, postar as fotos do fim de semana e matar o trabalho jogando algo mais divertido que Paciência Spider.

0 comentário(s):